Tião Viana fala de plano de governo para conselho do WWF-Brasil

Governador destaca importância da produção sustentável para manter equilíbrio socioambiental 

wwf_-_13.jpg

O governador Tião Viana fez nesta segunda-feira, 25, ao conselho da organização não-governamental WWF-Brasil, na capital federal, uma apresentação de seu plano de governo e as perspectivas do desenvolvimento sustentável do Acre (Foto: Romerito Aquino)

O governador Tião Viana fez nesta segunda-feira, 25, ao conselho da organização não-governamental WWF-Brasil, na capital federal, uma apresentação de seu plano de governo e as perspectivas do desenvolvimento sustentável do Acre com foco na industrialização de suas matérias-primas agroflorestais que vão gerar renda e empregos em favor de sua população. Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, e do presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Políticas Ambientais Sustentáveis (IMC), Eufran Amaral, que detalharam as ações e projetos que serão executados nos próximos quatro anos no Acre, o governador agradeceu a cooperação que o WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza) vem dando ao estado nos últimos 12 anos e disse esperar que essa parceria continue e se fortaleça ainda mais.

Além de manter os conselheiros da entidade informados sobre as políticas públicas que serão executadas no estado pela atual administração, que se encaixa na estratégia de desenvolvimento sustentável definida para o Acre pelos governos da Frente Popular, a reunião na sede da WWF em Brasília se constituiu num evento preparatório da participação do governador Tião Viana na reunião anual do WWF internacional, prevista para ocorrer em junho deste ano em Londres, na Inglaterra.

Por governar um estado com o qual o WWF tem amplas parcerias em favor da sustentabilidade socioambiental amazônica, o governador foi gentilmente convidado pela entidade para ir a Londres participar na abertura do encontro internacional da instituição, considerada uma das maiores e mais importantes ONGs ambientais do planeta.

Em sua fala na reunião, o governador Tião Viana destacou os avanços dos governos de Jorge Viana e de Binho Marques e pregou a necessidade de parcerias na área de produção sustentável das riquezas florestais e agrícolas do estado para que sejam gerados mais renda e mais empregos necessários para a população acreana, o que vai permitir que o Acre continue dispondo de sua rica biodiversidade florestal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgar de Deus, no Acre, o governo Jorge Viana promoveu a parte estrutural, o governador Binho Marques avançou na questão social e o atual governo de Tião Viana vai avançar na estratégia do desenvolvimento sustentável com foco na industrialização e na utilização de cadeias produtivas. “Vamos continuar na parceria com o WWF porque se trata de uma rede mundial que envolve conservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade”, assinalou Edgard de Deus.

Objetivos estratégicos

São seis os objetivos estratégicos do plano de governo da atual administração do Acre, todos destinados a aprofundar o projeto de desenvolvimento sustentável do estado. Um dos objetivos estratégicos é o crescimento da economia com  desenvolvimento humano e conservação dos recursos ambientais.

Outros objetivos se destinam a ampliar fortemente a participação da indústria no valor adicionado da economia e consolidar a economia de base florestal. Também são objetivos estratégicos assegurar o suprimento de matérias primas agrícolas à indústria e a melhoria do abastecimento interno de alimentos, além de garantir educação, saúde, segurança e outros serviços básicos de qualidade para todos. Um sexto objetivo é  ampliar a emancipação econômica das comunidades locais.

Recepção do conselho do WWF foi a melhor possível, assinala Edgard de Deus

wwf_-_2.jpg

Em sua fala na reunião, o governador Tião Viana destacou os avanços dos governos de Jorge Viana e de Binho Marques e pregou a necessidade de parcerias na área de produção sustentável das riquezas florestais e agrícolas do estado (Foto: Romerito Aquino)

Ao falar da reunião desta segunda-feira, na sede da WWF-Brasil, o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, disse que a recepção dos conselheiros da WWF em relação ao plano de desenvolvimento sustentável que segue no Acre na administração do governador Tião Viana foi “a melhor possível”.

Segundo Eufran Amaral, as observações feitas pelos conselheiros sobre a exposição do governador e do secretário Edgar de Deus, além do power-point que ele apresentou detalhando os objetivos estratégicos do atual governo do estado, “foram todas propositivas”, não havendo qualquer contestação com relação às ações em curso no estado.

O Acre tem uma cooperação de 12 anos com o WWF (World Wildlife Fund, sigla em inglês), que vêm apoiando o estado desde o início do governo Jorge Viana, quando houve a formulação do Zoneamento Ecológico Econômico. A entidade também ajudou o estado na implantação de suas unidades de conservação e no seu plano de trabalho dos recursos hídricos, entre outras ações.

Veja, a seguir, uma rápida entrevista com o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, e o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Eufran Amaral, sobre o encontro que reuniu na capital federal o governo acreano e os conselheiros da WWF.

Qual foi a impressão que sentiu na reunião dos conselheiros do WWF-Brasil?

Edgar de Deus – A impressão foi a melhor possível. A receptividade foi a melhor possível tendo em vista tratar-se de experiências de políticas públicas sustentáveis de um estado da Amazônia que leva a sério o conceito de sustentabilidade. A primeira pergunta deles foi em relação aos motivos pelos quais essa política de desenvolvimento sustentável vem dando tão certo no Acre.  

E qual foi a resposta de vocês?

Edgard de Deus – Trata-se de políticas públicas que vêm sendo consolidadas ao longo do tempo. Eles ficaram muito impressionados com isso, com essa continuidade. Nós temos resultados bastante concretos, seja através da fábrica de preservativos, a fábrica de castanha, está saindo do papel. O diferencial do Acre é que estão acontecendo muitas coisas. É o único lugar do mundo, por exemplo, que produz camisinha com látex nativo. Em outros locais, a camisinha é produzida de seringueiras plantadas.

O que mais impressionou os conselheiros da WWF?

Edgar de Deus –
As coisas que acontecem no estado do ponto de vista do desenvolvimento sustentável impressionaram muito o conselho. Quando, no final da reunião, o governador convidou o conselho da WWF para se reunir no Acre, logo os conselheiros já estavam falando em marcar a data da reunião. Eles ficaram muito felizes em receber o convite do governador.

Quais os comentários dos conselheiros sobre o Acre?

Eufran Amaral – Todos os comentários foram propositivos, pois o nosso projeto de desenvolvimento sustentável mostra coerência. Não teve nenhuma contestação. É a coerência do projeto e da estratégia do desenvolvimento do estado. Ali naquele conselho, você tem pessoas de renome do ponto de vista da conservação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter