Tião Viana entrega 107 casas no Portal da Amazônia

Outras duas mil unidades estão previstas até dezembro

entrega_de_casa_foto_sergio_vale_1.jpg
entrega_de_casa_foto_sergio_vale_15.jpg
entrega_de_casa_foto_sergio_vale_21.jpg

"Estamos unidos para trabalhar e lutar pelo povo do Acre. Essas casas representam um novo começo para cada um de vocês", disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma das 88 casas do Loteamento Jequitibá  vai abrigar Patrícia Gomes dos Santos e os dois filhos. A família vai deixar o quartinho apertado nos fundos de um quintal na Baixada do Sol e morar numa residência de alvenaria com telha de barro e jardim na frente da janela. As crianças terão, além de conforto, espaço para brincar. A moradora recebeu as chaves da casa nova das mãos do governador Tião Viana, que está comprometido a entregar pelo menos duas mil casas até o Natal deste ano.

"Eu já não aguentava mais morar nos fundos do quintal da minha mãe, porque lá era um quartinho muito pequeno, com o teto baixo, e fazia muito calor. Não tinha onde as crianças brincarem. Agora nossa vida será completamente diferente. Tudo vai mudar. Agora nós temos uma casa. Eu sou mãe solteira e essa ajuda que o governo está dando é como o presente de um pai para uma filha. É muito difícil criar os filhos sozinha, a luta é grande e agora tudo vai ser melhor", disse Patrícia.

Além do Loteamento Jequitibá, Tião Viana entregou também 19 casas no Loteamento Mulateiro, ambos no Portal da Amazônia. "No Jequitibá temos 300 casas para serem entregues, mas a determinação do governador é entregar as moradias à medida que ficarem em condições de habitação, para não parecer que temos casas que não queremos entregar. Na verdade, não é só uma casa que fazemos, mas a rua asfaltada, as calçadas, iluminação pública, área infantil, saneamento e toda uma infraestrutura necessária. O que muitas vezes faz com que a obra demore são as diversas fontes de recursos para executá-la", explicou o secretário de Habitação, Wolvenar Camargo.

Tião falou sobre os critérios de escolha das famílias beneficiadas – que priorizam famílias de baixa renda, moradoras de áreas de risco e incluídas no CAD Único – e que estão seguindo o cadastro do programa de habitação. "Eu e o Wolvenar achávamos que conseguiríamos entregar duas mil casas até dezembro, mas, estudando nossas condições, acreditamos que dará para entregar bem mais que isso. Estamos unidos para trabalhar e lutar pelo povo do Acre. Essas casas representam um novo começo para cada um de vocês", disse Tião Viana.

O presidente do bairro Portal da Amazônia, José Carlos, fez um discurso emocionado para recepcionar os novos moradores. "Nós vivemos um novo momento no Estado e o governador Tião Viana está estreitando os laços com a comunidade. Ainda falta muita coisa a ser feita, mas nós podemos ajudar fazendo a nossa parte. É com luta e trabalho que chegaremos lá", comentou, lembrando que uma das dificuldades diz respeito à ocupação irregular da cidade e os loteamentos sem regularização, que agora não são permitidos pelo Plano Diretor de Rio Branco.

entrega_de_casa_foto_sergio_vale_25.jpg

As 107 casas entregues na manhã desta sexta-feira fazem parte do Programa de Habitação do Governo do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As 107 casas entregues na manhã  desta sexta-feira fazem parte do Programa de Habitação do Governo do Estado. Tião Viana informou que fará todo esforço possível para que a presidente Dilma Rousseff venha ao Acre entregar parte das casas que está ajudando a construir.


Galeria de imagens