Governador também participou de reunião com Conselho Federal de Medicina e reforçou agenda prioritária para a saúde
Acompanhado da chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, e do representante do governo em Brasília, Carlos Rebello, o governador Tião Viana, em sua ida a Brasília, também esteve em audiência com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, com quem tratou vários assuntos relacionados à garantia do fornecimento de energia elétrica para o estado. Nesta audiência, o governador estava acompanhado pelo diretor-presidente da Eletroacre, Celso Matheus, e de Adriano Ribeiro, da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
Segundo Celso Matheus, a audiência do governador foi muito produtiva e exitosa porque tratou da termoelétrica de 40 megawatts que vai servir de reserva para evitar os apagões em Rio Branco até que seja concluído o segundo Linhão, que vai interligar o estado ao Sistema Nacional. O segundo Linhão já se encontra em fase de licenciamento ambiental para a execução e deve estar concluído no máximo em um ano e meio.
O governador também tratou da elaboração dos estudos da linha de transmissão de energia elétrica entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, obra que vai permitir a economia de 50 milhões de litros de óleo diesel, que hoje representam custo da ordem de R$ 100 milhões por ano. Outra linha de transmissão energética tratada pelo governador é a que liga Brasileia a Assis Brasil. “Saí do Ministério com a certeza de que os pleitos do governo do Acre serão atendidos e que teremos a garantia plena do fornecimento da energia que precisamos para produzir no Acre e desenvolver o estado”, disse Adriano Ribeiro.
Pela manhã, o governador participou de uma reunião no Conselho Federal de Medicina (CFM), onde estiveram presentes governadores com formação em medicina, secretários estaduais de Saúde e líderes de entidades nacionais. Eles discutiram com representantes dos Conselhos Regionais de Medicina a agenda prioritária para a saúde e o exercício profissional no país. O grupo fortaleceu os laços e firmou compromisso de desenvolver ações conjuntas em benefício da sociedade.
Ao falar da participação de Tião Viana, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d’Ávila, disse que o governador acreano já demonstrou, em sua vida pública, que está absolutamente comprometido com a luta por melhorias nas condições de atendimento de saúde da população e de trabalho para os profissionais da medicina.
“Não são pautas excludentes. Não estamos interessados em questões menores. Queremos o engajamento dos médicos políticos na construção e implementação de propostas que tragam resultados e ganhos positivos para a sociedade”.