Prevenção e repressão

Tião Viana reforça segurança com novas viaturas e equipamentos

“É uma luta incansável. Eu só tenho muita gratidão pelos policiais do Acre, pela união e o esforço, além da capacidade pessoal para levar paz e ordem pública”, disse o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Sempre focado no combate à criminalidade, o governador Tião Viana tem priorizado em sua gestão uma série de investimentos na segurança pública, com a entrega de equipamentos, veículos e contratação de pessoas para fazer parte das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta quinta-feira, 7, o governo realizou uma nova ação de fortalecimento das forças de segurança do Estado. Ao todo, R$ 1,3 milhão foram investidos em sete novas viaturas, equipamentos eletrônicos e processamento de dados, sistema de áudio e vídeo, equipamentos de proteção respiratória e uma serra sabre para desencarceramento, além de materiais esportivos e mobiliários para projetos sociais, como o Bombeiros Mirins.

“É uma luta incansável. Tenho muita gratidão pelos policiais do Acre, pela união, o esforço além da capacidade pessoal para levar paz e ordem pública. Nós lutamos e resistimos nesse confronto com o crime graças à união das polícias. Desde janeiro estamos conseguindo uma redução dos homicídios em relação ao ano passado, mas ainda temos gravíssimos problemas. Enquanto a União não fizer sua parte, nós estaremos no meio desse confronto”, disse Tião Viana.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Vanderlei Thomas Scherer, destacou ainda que esta entrega é símbolo da continuidade dos investimentos do governo do Estado no setor.

“Além da repressão, estamos fortalecendo os projetos preventivos. Entregamos materiais para o Projeto Pacificar, que é de conciliação de conflitos, o Arte e Esporte na Comunidade, além de equipamentos para o laboratório de pesquisa de crime e violência, porque entendemos que prevenção e repressão precisam andar juntas no combate a criminalidade”, destaca o secretário.

As viaturas e equipamentos foram adquiridos por meio de acordo do governo do Estado com o Ministério Público do Trabalho no repasse de precatórios, além de recursos de convênios federais.

Entrega também contou com equipamentos destinados a projetos sociais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Investimentos e resultados

O governo entregou só em maio 15 novas viaturas e 79 coletes balísticos para o Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp). No Juruá, foram entregues duas viaturas, armamentos, material de apoio e equipamentos para a Polícia Civil em Cruzeiro do Sul.

A ação faz parte do planejamento da Segurança Pública do Acre de implantar no interior, ainda este ano, os Núcleos das Delegacias Especializadas de Combate ao Crime Organizado (Decco) e de Repressão a Entorpecentes (DRE) em todas as regionais do estado.

O Estado não tem medido esforços para combater a violência e os crimes de tráfico de drogas. Os investimentos e integração entre as forças do Sisp têm garantido uma diminuição de 20,93% dos casos de homicídios em todos os municípios do Acre.

Conforme a Análise Criminal, os primeiros quatro meses de 2018 comparados ao mesmo período de 2017 apresentam 36 homicídios a menos, na comparação dos dois quadrimestres. Além disso, seis cidades não registraram assassinatos este ano.