Tião Viana reafirma parceria com Tribunal de Justiça do Acre

O encontro debateu as novas medidas que serão adotadas no Sistema de Segurança do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A reunião do governador Tião Viana, que estava acompanhado da chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, e dos gestores do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), com o colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) se deu no fim da tarde de quinta-feira, 14, na sala da presidente do órgão judiciário, desembargadora Cezarinete Angelim.

O encontro, que selou a parceria entre os poderes executivo e judiciário, discutiu medidas de fortalecimento e mudanças do Sistema de Segurança Pública do Acre. A presidente eleita para o biênio 2017/2018, desembargadora Denise Bonfim também esteve presente.

Durante a visita de cortesia, Tião Viana apresentou as novas medidas de repressão e enfrentamento à violência no estado. O governador destacou as propostas de mudanças no Sistema Prisional do Acre, a implementação de um Comitê Integrado de Paz, polícia comunitária e do novo modelo socioeducativo, além dos investimentos em aquisição de viaturas e reformas das penitenciárias.

Para o complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC) serão destinados R$ 8 milhões em melhorias na infraestrutura. O governo também está se preparando para a aquisição de 700 tornozeleiras de monitoramento, que serão usadas principalmente como medidas em crimes considerados brandos.

“Somos o quarto estado com menor índice de violência do país. Enquanto muitos estados foram sucumbidos pela criminalidade, o Acre continua firme nessa luta contra o crime e vamos vencer. Paralelamente, temos honrado o salário dos servidores públicos, aumentado à expectativa de vida dos acreanos, apresentando crescimento do nosso PIB [Produto Interno Bruto]”, frisou o governador.

A corregedora-geral do TJ, desembargadora Regina Ferrari, salientou que as notícias levam mais esperança aos juristas. “Muito nos alegra saber de tudo isso. Tenho certeza, que todas essas ações, coordenadas, resultarão na redução da violência”.

Já a nova presidente do TJ, Denise Bonfim, reafirmou a parceria entre os poderes. Para a desembargadora Waldirene Cordeiro, Tião Viana tem tratado as questões de interesse público com respeito e compromisso. “Parabenizo sua atuação no combate à violência, no respeito em manter em dia os salários dos servidores. Pois no cenário atual, o Acre este em destaque”, observou.

Cezarinete Angelim, que deixa a presidência do TJ, pontuou a união entre os organismos de poder. “Quero reconhecer de público o seu desempenho, governador. Foram dois anos de parceria que continua nessa nova gestão. O Acre está muito bem administrado”, enfatizou a presidente do TJ/AC.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest