Tião Viana lamenta morte do acreano Adib Jatene

Brasão

O governador Tião Viana e toda a equipe de governo lamentam com profundo pesar o falecimento de um dos maiores médicos do país, o acreano Adib Jatene, que faleceu na noite de sexta-feira, 14. O governador decreta luto oficial de três dias.

Nascido em Xapuri, Adib Jatene tornou-se um grande exemplo de vida, de persistência e obstinação nas realizações dos ideais mais nobres da medicina. Foi um homem de muita ética e honradez.

Jatene se destacou por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, atuou como professor e na política, foi secretário estadual da Saúde de São Paulo, e duas vezes como ministro, na mesma área.

Adib Jatene foi o responsável pela criação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e coautor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional. Apaixonado e grande conhecedor da arte, também presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). 

O governador Tião Viana e toda sua equipe, na representação do povo do Acre, externam sentimento de respeito e dor à família desse grande homem público, nesse momento de perda que sofre a nação brasileira. Nossos mais sinceros agradecimentos pela vida e feitos de Adib Jatene, nascido no Acre e dedicado à humanidade. 

 

Tião Viana

Governador do Estado do Acre

Equipe de Governo