Reconhecimento

Tião Viana entrega prêmio Chico Mendes a doutora em antropologia

Em reconhecimento a iniciativa internacional na defesa do meio ambiente, a mestra e doutora em antropologia cultural pela Universidade do Colorado (EUA), Colleen Scanlan Lyons, foi uma das premiadas na edição 2017 do Prêmio Chico Mendes, realizado em dezembro passado, em Rio Branco.

Na ocasião, Colleen Scanlan não pode comparecer a solenidade, mas o governo do Estado aproveitou a visita da premiada para entregar, na terça-feira, 13, o Certificado de Reconhecimento e o troféu Castanha de Bronze, criado a partir de madeira certificada.

Para Colleen, o Acre não é apenas um Estado, é um mundo porque está mostrando exemplos concretos de desenvolvimento com inclusão social e participação de baixo para cima, para o mundo inteiro (Foto: Sérgio vale/Secom)

“Foi uma honra receber esse prêmio da família do Acre. O Acre não é apenas um Estado, é um mundo porque está mostrando exemplos concretos de desenvolvimento com inclusão social, participação de baixo para cima, para o mundo inteiro. Foi um dos melhores dias da minha vida. Quero muito agradecer ao governador, à equipe do governo, ao povo do Acre que me acolheu”, declarou a homenageada.

“Quero agradecer também à Angela Mendes e toda a comissão do prêmio e destacar o quanto Chico [Mendes] é uma inspiração de três décadas atrás na luta dos seringueiros, indígenas, ambientalistas, movimentos sociais. O Acre continua uma inspiração para o mundo hoje mostrando como podemos – e precisamos – ter desenvolvimento sustentável como nosso caminho hoje para o futuro”, acrescentou Colleen.

Tião destacou que com muito orgulho que entregava a premiação a Colleen Scanlan por ela ser uma das pessoas que segue defendendo e lutando pelas mesmas causas que o líder seringueiro acreano.

“O Acre é um Estado pequeno, que faz parte das florestas tropicais da Amazônia e nós tomamos uma decisão, a princípio mal compreendida e que causou a morte de Chico Mendes, que é viver e conservar a natureza. O Chico era poderoso porque era simples, defendia o movimento dos mais humildes e seus direitos, respeitava a natureza”, pontuou o governador Tião Viana.

Colleen Scanlan Lyons é diretora do Projeto GCF (Força Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas), grupo formado por 35 estados de 10 países que procura avançar em programas jurisdicionais projetados para promover o desenvolvimento rural com baixas emissões de carbono, reduzir as emissões do desmatamento e o uso da terra e relacionar essas atividades com redução na emissão de gases de efeito estufa, além de outras oportunidades de remuneração.

O Acre, por meio da articulação institucional, tem parceria com o GCF e instituições para a cooperação educacional  junto à Força Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF). A articulação foi possível após o governador ser convidado para uma série de visitas institucionais e de prospecções para relações internacionais no Colorado – Estados Unidos, em 2017.

Sobre o Prêmio Chico Mendes

O Prêmio Chico Mendes, criado em 2004, é entregue anualmente pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e tem como objetivo reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que visam consolidar os ideais defendidos pelo líder seringueiro Chico Mendes.

Além de Colleen Scanlan, estão entre os vencedores da edição 2017, a professora indígena do povo Shawãdawa, Francisca Oliveira Lima Costa Arara, também conhecida como Yaka Shawãdawa, por iniciativa estadual e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, por iniciativa comunitária, rural e florestal.

Leia também: Acre celebra sua cultura e história com Prêmio Chico Mendes de Florestania 2017