Tião Viana entrega 200 títulos de regularização fundiária no Juruá

Tião Viana beneficiou mais 200 famílias com o título definitivo em Cruzeiro do Sul (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana beneficiou mais 200 famílias com o título definitivo em Cruzeiro do Sul (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em mais uma etapa do processo de regularização fundiária que tem chegado a todo o Acre, o governador Tião Viana entregou mais 200 títulos definitivos de propriedade urbana em Cruzeiro do Sul na manhã desta sexta-feira, 21. Dessa vez, os beneficiados foram os moradores do bairro Floresta, que lotaram o Centro Recreativo da Polícia Militar para receber seus títulos.

“Hoje completamos mil famílias atendidas por esse projeto em Cruzeiro do Sul. O título sai a custo zero para a população. Nós fazemos este esforço porque entendemos que é um princípio de cidadania. O direito à moradia é inviolável. E eu fico muito feliz de estar servindo isso a todos vocês”, disse Tião Viana aos beneficiados pelo programa de regularização fundiária.

O bairro Floresta, em Cruzeiro do Sul, surgiu após o então governador Orleir Cameli ter adquirido o terreno para construir uma sede de batalhão e um condomínio para a Polícia Militar. Porém, muitas famílias acabaram se instalando de forma desordenada pelo espaço.

Com o título em mãos, os proprietários poderão ter acesso a financiamentos e uma série de políticas públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o título em mãos, os proprietários poderão ter acesso a financiamentos e uma série de políticas públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O diretor do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, lembrou que “o título de regularização fundiária é um documento essencial para que o proprietário da terra possa realmente se sentir o proprietário. Ele permite acessar financiamentos e políticas públicas, além de ser uma garantia para as famílias. O documento é a carteira de identidade da terra”.

Se, hipoteticamente, as famílias realizassem a regularização por contra própria, o investimento seria de até R$ 8 mil reais e o processo duraria de dois a três anos. O benefício auxilia diretamente pessoas como Francisca dos Santos, que, já com 57 anos, mora há 12 no bairro. “Saíram todos os medos de um dia eu perder minha casa, minha terra. Tô feliz demais, emocionada. Eu receber o meu título também é a garantia de que eu vou ter algo para passar para os meus filhos”, disse a senhora, sorridente.

O que disseram

“O Iteracre já entregou de 2011 até agora mais de 20 mil títulos. É uma equipe que merece palmas porque estão dando a certidão de nascimento da terra de vocês”

César Messias, vice-governador

“Deus não abandona e recompensa aqueles que lutam. Vocês lutaram muito para ter esse espaço de vocês. E agora são agraciados com esse título pelo Tião Viana, que garante de vez que essa propriedade é de vocês”

Pérpetua Almeida, deputada federal

“Quando eu chego aqui e noto que é o nosso governo que olha para os mais humildes, dá muito orgulho de fazer parte dessa administração pública”

Thaumaturgo Lima, deputado federal

“O governador nunca vem a um município do Acre à toa. Ele sempre anuncia diversas ações e entregas a cada vinda. E eu nunca vi um governador vir tanto ao interior do nosso estado”

Jonas Lima, deputado estadual