Tião Viana discute com moradores do Croa melhorias para a comunidade

Para chegar até a comunidade do Rio Croa é preciso percorrer cerca de 20 quilômetros pela BR-364, partindo de Cruzeiro do Sul, e depois subir seu rio por algumas horas até a região que abriga mais de 50 famílias numa das áreas mais bonitas e isoladas do Acre. E para garantir melhorias econômicas e sociais, o governador Tião Viana, acompanhado da primeira-dama Marlúcia Cândida de sua equipe de governo, recebeu membros da comunidade na noite de quinta-feira, 23, na Casa Civil, para discutir maneiras de levar esses benefícios.

Com representes da comunidade do Crôa, Tião Viana viabiliza oportunidades econômicas e sociais para a região (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com representes da comunidade do Croa, Tião Viana viabiliza oportunidades econômicas e sociais para a região (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Atualmente há a proposta de uma grande pousada na região para ser administrada pela comunidade, movimentando o turismo local. Durante a reunião, os representantes da associação de moradores decidiram desmembrar a administração da pousada entre os moradores da localidade, o que irá facilitar a viabilidade do projeto.

“Eu também quero que vocês criem um núcleo comunitário para que seja possível avançarmos no desenvolvimento da região. Os yawanawas apresentaram as reivindicações e hoje têm uma serraria com R$ 3 milhões em equipamentos. Vocês também podem ter esses avanços”, disse o governador Tião Viana.

David Nunes de Paulo, da Associação dos Moradores do Croa, disse que a comunidade precisa de um polo de desenvolvimento agroflorestal. O governo possui um Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) para a região. Este instrumento de gestão deve ser adaptado para que a criação do polo seja possível.

O governador também se preocupa com o projeto de saneamento básico para as famílias. O Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto está levando a distribuição de água para o Croa e o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) se prepara para em breve entregar os Títulos de Concessão de Terra para todos os moradores.