Tião Viana acompanha procissão de Nossa Senhora em Cruzeiro do Sul

Procissão reúne milhares de fiéis todos os anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Procissão reúne milhares de fiéis todos os anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana seguiu para Cruzeiro do Sul na manhã desta segunda-feira, 15, onde acompanha  a procissão de Nossa Senhora da Glória, padroeira do município. Os fiéis devem percorrer um trajeto de aproximadamente três quilômetros, no centro da cidade, com início e encerramento em frente à catedral.

Anterior à romaria, houve nove dias de novenário. O movimento religioso existe desde 1918 e atrai, além da população católica do município, uma multidão de pessoas de cidades vizinhas e ainda dos vales do Acre e Purus.

A festa é o momento do reencontro de amigos que se distanciaram em razão da dinâmica da vida. Muitos cruzeirenses que moram em outros estados aproveitam a data para visitar a cidade. Para os católicos, é hora de homenagear a santa, pedir por sua intercessão em momentos de dificuldade e agradecer pelas bênçãos recebidas por meio dela.

A presença de visitantes durante o novenário aquece a economia local, gerando lucro a restaurantes, hotéis, taxistas e outras atividades. Realizado no período do verão, a participação de muitos devotos ficou facilitada desde 1999, ano em que a BR-364 passou a ser reaberta anualmente até  2011, quando foi garantida a perenização do tráfego, devido ao avanço nas frentes de asfaltamento executadas pelo governo e hoje de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).