TFD realiza avaliação de portadores de marcapassos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Avaliações serão feitas pela equipe do Hospital Real Português de Pernambuco

A Gerência do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) informa aos pacientes portadores de marcapasso que nos dias 24 e 25 (segunda e terça-feira) a equipe do Hospital Real Português de Pernambuco (HRPP), referência no país na área de cirurgia cardíaca, estará em Rio Branco para realizar avaliação nos aparelhos. O atendimento é realizado no Hospital das Clínicas de Rio Branco (antiga Fundhacre).

As avaliações acontecem na segunda-feira, das 8 às 12 horas e das 14h30, até o último paciente ser atendido. Na terça-feira, o atendimento acontece apenas das 8 às 12 horas. Em seguida, a equipe médica, composta por dois cirurgiões cardíacos e um técnico de marcapasso, dirige-se para Cruzeiro do Sul, onde realiza atendimentos no Hospital do Juruá nos dias 26 e 27, das 8 às 12 horas. Ela vai atender todos os municípios do Vale do Juruá.

Segundo a gerente do TFD, Ediná Monteiro, a equipe é especializada e há mais de três anos desenvolve esse trabalho no Acre. Os profissionais realizam dois mutirões de avaliação de marcapasso por ano, com a média de atendimento de 150 pacientes, e a cada 15 dias retornam a Rio Branco para avaliar e atender os pacientes do TFD.

O marcapasso é um dispositivo de aplicação médica que tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos. Isso é conseguido através de um estímulo elétrico emitido pelo dispositivo quando o número de batimentos, em certo intervalo de tempo, está abaixo do normal.

Movido a bateria, o aparelho precisa de avaliação de seis em seis meses. “Faz três anos que realizamos essa avaliação no Acre e os pacientes não têm mais que viajar para outros Estados para esse procedimento. Sem falar na aproximação entre os médicos e pacientes, que estão sempre por aqui”, comenta Mariane Castro, do TFD. “Nesse intervalo, é possível os profissionais Rogério Holanda e Alexandre Baltar, do HRPP, em parceria com os médicos cardiologistas do Hospital das Clínicas, identificar possíveis intercorrências aos pacientes e prestar a assistência necessária para corrigi-las”, disse Monteiro. 

Durante as avaliações, é verificado se há necessidade de substituir o gerador do aparelho, o que evita que o paciente fique sem o auxílio para permitir que o coração volte a contar com um número de batimentos eficientes. Esse serviço é parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Acre para a melhoria do atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de cirurgia cardíaca e acompanhamento de pacientes que usam marcapasso.

Em caso de dúvidas, as pessoas portadoras de marcapasso podem ligar nos telefones 9971-2624 (Mariane) e 9971-7225 (Ediná). O agendamento das consultas pode ser feito no TFD, que fica na sede da Secretaria de Estado de Saúde e no Hospital das Clínicas.