Testes preparatórios para o Enem são aplicados em escolas de Ensino Médio

Exame acontece nos dias 3 e 4 de outubro

enem.jpg

Estudantes do Ensino Médio participaram do simulado preparatório (Foto: Assessoria SEE)

Estudantes de 14 escolas do Estado que cursam o 3º ano do Ensino Médio participaram no último final de semana de um simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, através da Gerência de Ensino Médio, teve como objetivo oferecer ao aluno a oportunidade de melhorar seu desempenho escolar e principalmente conhecer a dinâmica e o método diferenciado das provas do Enem.

Antes de passarem pelos testes, os alunos tiveram aulas baseadas na nova proposta do MEC, que trabalha com as quatro áreas do conhecimento: Linguagem e códigos, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas tecnologias. "Esta ideia de fornecer aulas extras foi ótima, porque eu pude me preparar mais para o Enem e até para o vestibular da Ufac. A prova me ajudou a orientar os meus estudos a partir de agora", comentou a estudante da escola Heloísa Mourão Marques, Raila Oliveira.

"Os professores receberam material e capacitação elaborados pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação para trabalhar metodologias voltadas para o ensino interdisciplinar, utilizando recursos multimídias e aulas dinâmicas, com carga horária de seis horas semanais em horários adicionais", explica o professor João Bosco de Souza, um dos organizadores.

Sete escolas da capital aplicaram provas: CEBRB, José Rodrigues Leite, Sebastião Pedrosa, Lourival Pinho, Glória Perez, José Ribamar Batista e Heloísa Mourão Marques. As outras unidades foram dos municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Xapuri. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar das avaliações alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. De acordo com a nota obtida, os estudantes concorrerão à bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

As avaliações do Enem exigem do aluno muito mais do que apenas o conhecimento cognitivo, pois as provas são aplicadas em dois dias com duração de cinco horas necessitando assim, preparo psicológico e até um reforço alimentar diferenciado.  A prova em 2009 acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter