Termo de cooperação é assinado para integrar formação profissional a currículo do ensino médio

O secretário de Educação do Acre, Mauro Sérgio Cruz, reuniu-se com os representantes do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) nesta segunda-feira, 9, na Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE), para assinatura do termo de cooperação técnica e profissional que visa consolidar a implementação da educação profissional integrada à matriz curricular do ensino médio da rede pública estadual.

Segundo Mauro Sérgio, a parceria entre a SEE e o Iepect concretizam a proposta da educação profissional integrada ao ensino médio que corresponde ao quinto itinerário formativo do novo currículo da educação básica. “As novas diretrizes da educação brasileira estimulam o fortalecimento da oferta do ensino técnico aos estudantes do nível médio”, pontua o secretário.

Assinatura do termo de cooperação técnica e financeira pelo secretário de Educação, representantes do Ieptec e o deputado Federal Alan Rick. Foto: Jorge William/ SEE

O projeto-piloto da educação profissional integrada ao ensino médio será aderido à rede pública estadual no início do ano letivo de 2021. A princípio, a nova modalidade será implantada em 14 unidades estaduais de Rio Branco que já aderiram às diretrizes do novo currículo do ensino médio e, a partir de 2022, nas demais escolas estaduais dos 22 municípios acreanos. Além dos representantes da secretaria de Educação e do Iepetec, a solenidade contou ainda com a presença do deputado Federal, Alan Rick, um dos apoiadores da educação profissional no Acre.

No primeiro momento, a proposta do projeto é atender cerca de dois mil estudantes. O Iepect será o órgão responsável pela oferta da educação profissional à educação básica. O presidente do instituto, Francineudo Costa, explicou que os cursos de formação profissional serão ofertados para os estudantes a partir do segundo ano do ensino médio.

A parceria entre SEE e Ieptec concretiza a proposta da educação profissional integrada ao ensino médio. Foto: Jorge William/ SEE

De acordo com Francineudo, os alunos terão a oportunidade de concluir o ensino médio com um certificado de educação profissional. “Os cursos de educação profissional têm duração média de dois anos, ou seja, o aluno inicia sua formação no segundo ano e já conclui o ensino médio com certificado e pronto para ingressar no mercado de trabalho”, explica.

Novo Ensino Médio

A proposta da formação técnica e profissional integrada ao ensino médio faz parte da lei n° 3.415, de 2017, que estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira, e corresponde ao quinto itinerário formativo no qual o currículo do ensino médio passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos específicos, que são definidos pelos sistemas de ensino e podem ser optativos para os estudantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter