Terceira Conferência Estadual de Juventude discute papel social do jovem

O anfiteatro Garibaldi Brasil esteve lotado de jovens dos 22 municípios do Acre, representando a diversidade e lutando por seus direitos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Anfiteatro Garibaldi Brasil esteve lotado de jovens dos 22 municípios do Acre, representando a diversidade e lutando por seus direitos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado iniciou na noite desta terça-feira, 20, a terceira Conferência Estadual de Juventude, com representantes de todos os municípios do Acre, para discutir o papel do jovem na construção social.

A abertura foi realizada no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), com um bate-papo entre o governador Tião Viana, jovens e diversas autoridades, além da participação do secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina.

Respondendo perguntas dos jovens presentes, Tião Viana ressaltou: “O papel da juventude é o mais especial, porque é a realidade que se gera hoje para o amanhã. A juventude tem que estar acesa o tempo todo fazendo a agenda do novo, e cada jovem tem que constituir seu tempo, seu pensamento. É um período de grandes transformações”.

Em suas indagações, Tião ainda pôde falar daquilo que o governo do Estado tem feito pelos jovens acreanos, principalmente na área da educação.

Se antes o Acre estava entre os últimos colocados nos índices de educação, hoje se encontra em terceiro lugar na qualidade do 6° ao 9° ano.

Criou o Centro de Estudos de Línguas (CEL), que já abrangeu 16 mil alunos, além do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia. Também falou da preocupação com oportunidade de emprego para os jovens – deu como exemplo a instalação do call center – e se posicionou contra a redução da maioridade penal.

Hora de o jovem mostrar sua força

Participando da conferência estadual, o secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, ressaltou que, no momento de crise econômica e política que o país passa, essa é a hora de o jovem mostrar sua força. “Estou muito feliz de estar aqui no Acre, que tem uma juventude muito mobilizada. E a conferência é este espaço, para ouvir a juventude e colocá-la como protagonista do projeto de desenvolvimento do país. E nada melhor que ter essa diversidade contemplada”, ressalta.

“A gente levou as principais necessidades da nossa região e priorizou aquelas que atendem tanto o meio rural como o meio urbano", Alexandre Maciel
Alexandre foi um dos jovens que participou do bate-papo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O assessor especial da Juventude, Weverton Matias, conta: “Este espaço é de mobilização da juventude, e é a partir dela que serão levantadas propostas para a criação do Plano Estadual de Juventude. É na conferência que vamos construir um novo Acre e edificar as políticas que vão alcançar os jovens”.

Entre os jovens presentes se encontra Alexandre Maciel, de Brasileia, morador da Reserva Chico Mendes. “Estou aqui para contribuir com todo mundo, para dar maior sentido àquilo que queremos para as nossas famílias. Precisamos de uma política com estudo local, um investimento para o jovem se formar com conhecimentos da sua região, para trabalhar por ela”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter