Zelador da água

“Tenho muito prazer em ver o retorno do trabalho” – Brava Gente

Carlos Gardel é coordenador de manutenção hidráulica do Depasa Rio Branco (Foto: Sergio Vale/Secom)

Às sete e meia da manhã, as equipes de manutenção hidráulica do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) se reúnem no Centro de Reservação Central de Rio Branco, no Palheiral, para a organização das tarefas do dia, que chegam a partir de solicitações dos cidadãos. Sua missão é conter vazamentos de água em adutoras rompidas na rede pública de abastecimento na capital acreana.

Ao todo, são 72 homens atuando em sete grupos – e uma mulher no apoio, em sistema de revezamento, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, debaixo de sol ou chuva. “Procuro conscientizar cada colaborador sobre a importância da nossa atividade, que é manter a população abastecida de água”, diz Carlos Gardel Andrade de Souza, o Gardel, coordenador do setor.

Desde os pequenos reparos, que compõem a maioria das demandas – 20 a 30 por dia –, às grandes forças-tarefas, Gardel aposta no bom humor e no diálogo para comandar: “Não acredito em autoritarismo, acredito em liderança”.

“Nossa atividade é manter a população abastecida de água”, diz Gardel (Foto: Sergio Vale/Secom)

A confiança mútua e o preparo da equipe no dia a dia são mesmo fundamentais, por diversos motivos: “Na hora em que [os cidadãos] veem a tubulação de água se rompendo, eles criticam. Mas no momento em que verificam o empenho do funcionário, independente do horário ou do local, reconhecem o trabalho. Dá muito gosto”, garante o coordenador.

O maior dos desafios que enfrentou surgiu em 2016, quando houve um enguiço grave na tubulação da estação de tratamento de água (ETA) II, em que 40% da cidade ficou sem abastecimento durante dois dias e uma noite. Em momentos críticos como esse, pode lhe causar emoção constatar o comprometimento dos servidores: “Já chorei em ver o esforço dos meus colegas para resolver o problema”.

Capaz de ameaçar sua expressão de permanente cordialidade, apenas a menção a um obstáculo observado no cotidiano: o derramamento ou gasto desnecessário. “A água é um bem vital. Desde a sua captação, nos rios, purificá-la e distribui-la é um processo caro, trabalhoso e demorado. A ETA II funciona 24 horas por dia, produzindo 1.300 litros por segundo, o que, inclusive, é insuficiente para abastecer a cidade, por isso realizamos o rodízio da distribuição. Então, a gente vê com tristeza o usuário desperdiçando. E só com o tempo se pode mudar isso. O aprendizado precisa ser nas escolas”.

Gardel: “A água é um bem vital” (Foto: Sergio Vale/Secom)

Servidor concursado há 20 anos, entre chefes e subordinados a opinião é comum: Gardel é perito em conduzir pessoas. “Ele trabalha sempre com entusiasmo e sabe incentivar o nosso pessoal que está em campo”, afirma o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães. Também Cristóvão Vieira, operador de máquina, que integra sua equipe há seis anos, não lhe poupa elogios: “Trabalhar com ele é privilégio de poucos, que muitos querem”. A recíproca é verdadeira: “Tenho funcionários experientes e apoio da diretoria, que realiza os investimentos que fazem nosso trabalho funcionar”, considera Gardel.

Com sorriso fácil, domínio técnico, e a prontidão que a responsabilidade do cargo exige, o seu currículo profissional ele resume, modesto, em quatro palavras: “Eu sou um encanador”.

Serviço

Para solicitar reparos a vazamentos de água em Rio Branco:

Ligue 0800-721-1314

Ou se dirija à OCA – Central de Atendimento

Rua Quintino Bocaiúva, 299 – Centro – Rio Branco (68) 3215-2400