Tenda da Vacinação oferece segunda dose do imunizante contra Covid-19

Pontualmente, às 8h da manhã desta sexta-feira, 25, as equipes de imunização do Estado do Acre estavam de prontidão em frente ao Palácio Rio Branco, na capital, para dar início à Tenda da Vacinação, operação para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Além do adereço dos mais importantes do vestuário desde 2020 – a máscara -, os profissionais usam trajes típicos da época junina, empunhando ampola e agulha na mão para vacinar o público que, em grande maioria, são idosos que tomaram há 45 dias ou mais a primeira dose.

“Já tá aqui pertinho, né?”, brincou José Delfino Brasil. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

José Delfino Brasil de Freitas, de 64 anos, mora no bairro Calafate e com a carteira de vacinação na mão, aguardava ansioso pela segunda dose do imunizante, que traz esperança de dias melhores. “Eu vim aqui no banco, e estava lotado, vi que tinha a Tenda aqui perto e aproveitei para tomar logo a minha dose. Já tá aqui pertinho, né?”, brincou.

Desde o primeiro mutirão de 48h, estrategicamente montado em frente ao Palácio, a Tenda da Vacinação capta as pessoas que por ali passam. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Desde o primeiro mutirão de 48h, estrategicamente montado em frente ao Palácio, a Tenda da Vacinação capta as pessoas que por ali passam, além das que se dirigem ao local especialmente para receber a dose do imunizante.

O público-alvo são as pessoas que há 45 dias ou mais receberam a primeira dose da vacina Fiocruz/AstraZeneca, estando aptas a tomar a segunda. De acordo com a bula do imunizante, a segunda dose pode ser administrada depois de 4 a 12 semanas da primeira aplicação.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano, enfatiza a importância de tomar as duas doses da vacina: “Serve pra evitar o aumento de novas infecções e novas cepas. A gente está adiantando, porque pode-se ver como está o restante do país. É uma forma de cuidar do nosso povo”.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), destacou aos municípios, principalmente às localidades de difícil acesso, equipes para ajudar a impulsionar a imunização dos acreanos.

“Após a vacina, as pessoas têm que continuar com o uso de máscara, álcool em gel e os cuidados consigo e com quem amam”, destacou Paula Mariano. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

“Lembramos que as equipes estão em todos os locais do estado, já estivemos em Acrelândia, também juntos com o Ministério da Saúde (MS) na Operação Gota, estamos hoje aqui, e as nossas operações não vão parar”, enfatizou Paula Mariano.

Paula Mariano ainda reforça os cuidados sanitários para evitar a contaminação: “Após a vacina, as pessoas têm que continuar com o uso de máscara, álcool em gel e os cuidados consigo e com quem amam”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter