O Núcleo Telessaúde Acre esteve no município de Plácido de Castro, na semana passada, para realizar a instalação dos equipamentos, softwares e o treinamento dos profissionais que irão fazer os exames de eletrocardiograma (ECG). O município é o sexto com a oferta nacional de telediagnóstico implantada.

Os laudos são emitidos em aproximadamente 10-15 minutos nos exames classificados como urgente e 3-4 horas para exames eletivos. Segundo a equipe de implantação, o serviço visa atender os pacientes dos municípios, reduzindo custos com o encaminhamento destes para a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) na capital, com um atendimento de maneira rápida e sem comprometer a saúde do usuário.

“Levar esse serviço aos municípios é possibilitar que o paciente realize o exame de eletrocardiograma em uma unidade próxima ao seu domicílio, com resultado rápido e sem custos com deslocamento. Além disso, é possível garantir a priorização do encaminhamento dos pacientes com resultados”, ressalta Mônica Morais, coordenadora do Telessaúde.

Telessaúde no Acre

O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

Em 2015, o Estado do Acre passa a contar com o Núcleo Estadual de Telessaúde. Com isso, toda a rede de Atenção Primária a Saúde tem apoio de especialistas que auxiliam as equipes de Saúde da Família em caso de dúvidas e necessidade de orientação.