Telessaúde passa a cobrir todo o Acre

Telessaúde é implantado no Juruá e passa a contemplar todo o estado

Com a implantação do Telessaúde em mais dois municípios do Vale do Juruá, o sistema passou a contemplar todo o Acre. As novas ações de  implantação e monitoramento do sistema na região ocorreram entre os dias 27 e 31 de maio.

Mesmo nos locais de difícil acesso, como os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, em que só é possível chegar de avião e barco, foi realizada a implantação do serviço. Em Marechal Thaumaturgo, será implantado também o telediagnóstico de eletrocardiograma (Tele-ECG).

Já nos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, foi realizada uma visita técnica com o objetivo de aprimoramento e monitoramento das ações já desenvolvidas, dando maiores condições de atuação aos profissionais.

“Através das ferramentas do Telessaúde (teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação) os profissionais dispõem de suporte assistencial e educacional, aumentando a resolutividade da Atenção Básica”, ressaltou Caroline Oliveira, coordenadora de campo do Telessaúde/Acre.

Formação

Os profissionais receberão formação em teleconsultoria, que funciona por meio do esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas a processos de trabalho no formato de pergunta e resposta entre profissionais da saúde.

O Tele-educação, que é a oferta nacional de telediagnóstico, possibilita a realização de exames com emissão de laudo à distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e, ainda, aumentando a oferta em especialidades clínicas.

Telessaúde

O programa Telessaúde Redes Brasil objetiva possibilitar o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) nos municípios contemplados.

O programa passa a cobrir todo o estado do Acre, estando presente nos 22 municípios por meio do trabalho dos agentes de saúde que fazem parte do programa chamados “pontos focais”, que prestam apoio diariamente.

“Todos os municípios agora podem fazer uso das ferramentas do Telessaúde. Além disso, cumprimos a meta do convênio 1723/2008 que é de implantar o Núcleo Estadual e Pontos de Telessaúde nos 22 municípios’’, afirma Mônica Morais, coordenadora do Núcleo do Telessaúde no estado.