Telessaúde avança no Acre e possibilita expansão do atendimento em saúde

O Telessaúde é um sistema que fornece serviços de saúde a distância, por meio das tecnologias da informação e comunicação. Só em 2021, por exemplo, o governo do Estado já expandiu o telediagnóstico de eletrocardiograma – implantado em 2017 – para seis municípios: Epitaciolândia, Senador Guiomard, Assis Brasil, Mâncio Lima, Feijó e, recentemente, Santa Rosa do Purus, sendo que a especialidade contempla 17 localidades no Acre.

O tele-eletrocardiogramaemite laudos em até 15 minutos os de urgência e até 2h os eletivos. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

 

A especialidade emite o laudo em poucos minutos, graças à parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), permitindo que o paciente tenha um atendimento rápido e completo.

Em fevereiro de 2021, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e em parceria com o Telessaúde e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, deu início à implantação do serviço de telemedicina em Rio Branco (Policlínica Barral y Barral e Policlínica Tucumã), Sena Madureira (UBS Elson Damasceno), Xapuri (Tia Vicência), Tarauacá (UBS 24 de abril), Feijó (UBS Augusto Diamantino Macedo) e Brasileia (UBS Tufic Mizael).

O projeto de telemedicina é desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein e, reconhecendo a importância do serviço, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) firmaram parceria com o renomado hospital, levando a ferramenta para diversos estados do Norte do Brasil.

Implantação do serviço de teledermatologia  em Sena Madureira. Foto: Cedida

 

São ofertadas sete especialidades médicas: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria.

E, em agosto, os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Brasileia receberam o serviço de telediagnóstico – que oferece laudo a distância – em dermatologia.

Além disso, o Telessaúde oferece a teleconsultoria, que consiste no esclarecimento de dúvidas entre os profissionais, e a tele-educação, que é a educação permanente na modalidade a distância.

Telessaúde nos 22 municípios

Os 22 municípios do estado contam com o Telessaúde, além de profissionais aptos a utilizarem as ferramentas de teleconsultoria e tele-educação, sendo que 17 deles também têm disponibilizada a Oferta Nacional de Telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e seis com a teledermatologia.

Além disso, todos os municípios foram informados do acesso à teleconsultoria síncrona pelo número 0800 644 6543, com profissionais do Núcleo Rio Grande do Sul.

Na telemedicina, de fevereiro a agosto de 2021, foram realizadas 793 telemedicina, com maiores demandas nas especialidades de neurologia adulta, com 199 atendimentos, cardiologia, com 157, reumatologia, com 115, e, neuropediatria, com 110.

Confira,na imagem abaixo, o depoimento da gerente da Unidade Mista de Assis Brasil, Valéria Moraes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter