Todas as 32 unidades do Estado recebem novos equipamentos para sua melhoria
Desde 2005, o Acre tem 32 telecentros instalados em todos os municípios do Estado. Só em Rio Branco são 11 telecentros, que garantem acesso à internet gratuitamente a toda a população, além de cursos e capacitação na área digital. Agora, até o próximo fim de semana, a população será presenteada com a modernização de todos os telecentros. São novos computadores, equipados com webcam, fones e nobreaks, além de um Datashow.
Cada telecentro tem de cinco a 15 computadores e conta com o cadastro de 80 mil pessoas, o que representa o atendimento a 12% da população acreana. A ideia é ampliar esse número muito mais. “Os telecentros podem ser uma ferramenta de realização de outras atividades como a educação, humanização e esporte, fazendo parte da política de integração do governo Tião Viana”, conta a secretária Adjunta de Gestão Administrativa, Francis Mary.
“É uma ajuda importante nos trabalhos da escola. Venho com meus amigos e fazemos aqui mesmo”, comemora Francisco Alcântara, 16, morador do bairro São Francisco, que usa o telecentro do Centro da Juventude do bairro. “Não gasto dinheiro e é perto de casa. A internet aqui é melhor, rápida, e com esses computadores novos vai melhorar ainda mais.”
“Até o próximo fim de semana, todos os 32 telecentros do Estado já estarão modernizados com os novos equipamentos”, revela Rodrigo Souza, diretor de modernização da SGA. Os recursos para a modernização dos telecentros foram de R$ 1,2 milhão vindos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre).
Com quase 40 mil acessos por mês, para utilizar os serviços dos telecentros, além de cursos e capacitações na área de informática oferecidos regularmente, o cidadão precisa apenas realizar um cadastro no próprio local. Menores de 12 anos precisam de um requerimento assinado pelos pais. Telecentros como o do São Francisco também se preparam para sua primeira turma de idosos.
Os computadores de todos os telecentros são equipados com o sistema operacional Ubuntu. Ele possui código aberto construído em volta do núcleo GNU/Linux, o sistema operacional de código aberto mais popular do mundo. Também disponibiliza suporte técnico nos 18 meses seguintes ao lançamento de cada versão. Os computadores também vêm equipados com os programas mais populares entre os jovens, além de jogos educativos.