Tecnologia do Estado apoia evento que promove o empreendedorismo de jovens

Com o objetivo de desenvolver nos alunos o conhecimento empreendedor, possibilitando a observação de problemas e soluções possíveis, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promove o “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia nas Escolas de tempo Integral”, dia 27 de março, na sede da entidade (Rua Rio Grande do Sul, 1907). As inscrições estão sendo feitas internamente nas escolas.

Serão oferecidos 4 tipos de cursos: Triplo X (Manutenção de computadores, Eletrônica Básica e Robótica), Youtube, MDO (Modelagem Design de Objetos) e IA (Inteligência Artificial), utilizando metodologias ativas visando o produto final. “Queremos promover possíveis caminhos aos alunos para desenvolver suas habilidades, aplicando suas soluções no mercado de negócios afim de comercialização. O intuito é gerar produtos para serem comercializados. Os cursos têm essa meta, do aluno ver a continuação daquele trabalho, e criar formas de comercializar isso, seja em forma de um brinquedo, uma solução ou produção”, afirma Mak Moreira, coordenador do núcleo de Empreendedorismo e Inovação – Crie.

Exemplo de modelagem que será demonstrada no curso de MDO (Modelagem de Design de Objetos) do projeto Fotos: Cedidas

Exemplo de robótica que será demonstrada no curso de Triplo X (Manutenção de computadores, Eletrônica Básica e Robótica) do projeto.“Por trás de um Youtuber, por exemplo, tem uma edição, fotografia e várias técnicas que o aluno pode aprender nos cursos e, quem sabe, utilizar isso como fonte de renda”, completa o coordenador.

A chefe do departamento de Inovação da SEE, Raquele Nasseralla, diz que a secretaria tem planos de expandir o projeto para as escolas de ensino médio do Estado. “Nós já tínhamos a robótica no Centro de Matemática, mas era uma robótica para iniciantes. Essa vai ser usada nas escolas para dar outras alternativas de perspectivas de vida aos alunos. É um projeto piloto, inédito, implantada primeiro nas escolas de tempo integral, mas nosso objetivo é implantar isso no novo ensino médio, que já faz parte da nova grade curricular do Ministério da Educação (MEC)”, explica.

Exemplo de robótica que será demonstrada no curso de Triplo X (Manutenção de computadores, Eletrônica Básica e Robótica) do projeto Fotos: Cedidas

A Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia (Seict) é a nova parceira do evento, contribuindo com três importantes frentes: apoio técnico de material, aproveitamento de sucata e fornecimento de equipe especializada. “A tecnologia anda junto com a educação no mundo moderno, por isso é importante entrarmos (Seict) nesse projeto, que estimula o empreendedorismo nos jovens. Pode ser o primeiro passo de muitas profissões, o pontapé inicial para o desenvolvimento de habilidades, contribuindo para o crescimento do Acre para as próximas gerações”, acredita o secretário da Seict, Anderson Abreu.

Alunos de escolas de Tempo Integral durante palestra sobre empreendedorismo Fotos: Cedidas

O “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia nas Escola de Tempo Integral”, também conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Seet), Rádio Aldeia, FAAO, Energisa, JA (Junior Ativer) – ONG, Sebrae, FEM (Fundação Elias Mansur), Emater e Acisa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest