Técnicos serão capacitados a atuar no controle do uso de agrotóxicos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias, promove na próxima semana (13 a 17) uma capacitação para os técnicos municipais do programa de Vigilância da Qualidade de Água (Vigiágua) e da Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

A capacitação visa qualificar os profissionais para atuarem no programa de vigilância em saúde das populações expostas a agrotóxicos (vigiagrotóxicos), que será implantado no estado para monitoramento do uso deste tipo de produto.

Na segunda e terça-feira (13 e 14) o encontro será realizado no auditório da Secretaria da Fazenda. Nos outros dias, será no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

“Um dos principais objetivos do curso é igualar o conhecimento dos técnicos municipais quanto à legislação vigente referente ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humana, e quanto aos procedimentos de coleta e inserção de dados no Sisagua [Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano]”, disse a técnica do Vigiagrotóxicos, Leilyanne Maia.

São parceiros da capacitação o Instituto Evandro Chagas, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e Vigilância Sanitária Estadual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter