Técnicos em gestão pública e gestores de políticas públicas comemoram 15 anos de carreira

Organizar, dinamizar e otimizar os serviços públicos do Estado. Com esse intuito foi criado em 2006 as categorias de técnicos em gestão pública e gestores de políticas públicas. E nesta quarta-feira, 3 de novembro, teve início as comemorações em alusão aos 15 anos de criação dos cargos efetivos de gestores públicos de nível técnico e superior no estado do Acre.

Durante todo o mês de novembro será feito diversas ações voltadas aos servidores Foto: Sergio Ronney/Secom

Durante todo o mês de novembro, o Sindicato das categorias estará realizando diversas ações em comemoração à data. “Estamos fazendo uma entrega simbólica dos nossos kits em comemoração à nossa carreira, além de várias ações pensando no bem-estar dos servidores”, explica a técnica em Gestão Pública, Rosinéia Costa da Silva Albuquerque.

Estaremos realizando ações pensando no bem-estar dos servidores”, explica a técnica em Gestão Públicas, Rosinéia Costa da Silva Albuquerque Foto: Sergio Ronney

Os kits foram entregues para os associados dentro da associação do Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e Técnicos de Gestão Pública do Estado do Acre (Sintegesp), localizado no edifício Santos, no Centro de Rio Branco.

“Os gestores e técnicos de políticas públicas são carreiras essenciais para a manutenção e correto funcionamento da estrutura de gestão e planejamento dos órgãos de governo. Estes são os responsáveis em conjunto com os agentes políticos e demais profissionais das áreas de gestão e governança, pela racionalização do emprego dos recursos públicos de modo a assegurar o atendimento das demandas da população e dos poderes constituídos e plena execução do plano de governo”, ressalta o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão.

A chamada para posse da primeira turma das carreiras aconteceu em agosto de 2006. Atualmente são 398 gestores de nível superior e 186 técnicos filiados ao sindicato e que estão distribuídos nas secretarias e órgãos governamentais.

Além disso serão feitas diversas ações com exposição de outdoor, sessão solene na Assembleia Legislativa, ações sociais e no encerramento será feito sorteios de prêmios para os filiados.

“O estado dispõe de um quadro de profissionais extremamente capacitados que atuam em diversas áreas de gestão em todas as secretarias”, explica o gestor de políticas públicas, José Radames Ribeiro Foto: Sergio Ronney

“Durante a comemoração dos 15 anos, vamos falar sobre a construção das carreiras e o quanto o Estado avançou com a criação desses dois cargos em 2006,  pois, hoje o Estado dispõe de um quadro de profissionais extremamente capacitados que atuam em diversas áreas de gestão em todas as secretarias, e promover um mês de ações voltadas a valorização dos servidores”, destaca o gestor de políticas públicas, José Radames Ribeiro.

A realização do evento é do Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e dos Técnicos em Gestão Pública do Estado do Acre, que é representada pelos Coordenadores Gerais José Radamés Lemos Ribeiro – GPP e Rosinéia Costa da Silva Albuquerque – TGP.

Atribuições dos cargos

Os gestores de Políticas Públicas são responsáveis por propor, elaborar, coordenar e exercer atividades relacionadas à gestão de políticas públicas nos aspectos técnicos e administrativos relativos à formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação, bem como de direção e assessoramento em escalões superiores da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, em graus variados de complexidade, responsabilidade e autonomia.

Já os técnicos em Gestão Pública exercem atividades de nível intermediário a fim de fornecer auxílio técnico e administrativo, favorecendo o exercício da função do gestor e o exercício das funções necessárias ao adequado funcionamento da organização; compreende a redação de minutas, o levantamento de dados para elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas, projetos, pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência, a emissão de relatórios técnicos, certidões, declarações e informações em processos.

Programação

√Entrega de Kits aos sindicalizados;

√Outdoors em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul;

√Doação de suprimentos para instituições de caridade;

√Sessão Solene Comemorativa na ALEAC, dia 18/11/21 às 10h, e

√ Sorteios de Prêmios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter