Cultura

Teatro Plácido de Castro recebe concerto ‘Fado’

O Teatro Plácido de Castro recebeu na noite deste sábado, 15, pela primeira vez, o concerto ‘Fado’.  Interpretado pela cantora e fadista brasileira, filha de portugueses, Ciça Marinho. O espetáculo apresentou, em performance, a história do fado. Iniciativa da Casa de Portugal e da Lusofonia do Acre, o evento contou com o apoio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

Cantora Ciça Marinho com público presente no evento Foto: Katiussi Melo

O espetáculo complementa a programação aberta na sexta-feira, 14, com exposição no Memorial dos Autonomistas. Segundo a Casa de Portugal no Acre, as  atividades culturais objetivam difundir a cultura portuguesa e promover a integração entre brasileiros e portugueses  no Acre. Realizada em vários países e divulga ainda documentário que faz paralelo entre a NASA e a Escola Marítima de Sagres.

A  estudante da rede estadual de ensino, Aline Lima, participou de toda a programação e lembra a importância do envolvimento dos jovens em inciativas como essa “os jovens deveriam um interesse maior pelas artes, por eventos como esse que por sinal, em nossa cidade ultimamente não falta opções para apreciação de trabalhos culturais”, afirmou Aline Lima.

Público prestigiou exposição e concerto ‘Fado’ Foto: Katiussi Melo

“Essa exposição também é importante para levar aos alunos a importância da pronúncia correta do português universal, língua oficial em nove países”, enfatizou Manuel Sousa, escritor e presidente da Casa de Portugal e da Lusofonia do Acre.

Ao destacar a qualidade da produção o presidente  da FEM, Manoel Pedro, enfatizou que “o apoio ao evento reflete o cuidado de uma política cultural que busca dialogar com todos os setores, fazedores de cultura, apoiando a música,  o teatro, a dança, buscando levar arte a todos os espaços  e a todas as pessoas”.