O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Mas para quem não conseguiu fazer as provas devido à privação de liberdade, como é o caso dos adolescentes em medidas socioeducativas, uma segunda chance será dada. Em Rio Branco, 18 socioeducandos se inscreveram para participar do exame.
Com o objetivo de preparar essa turma, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), por meio da Escola Darquinho, realiza o Pré-Enem dentro das unidades, nos dias que antecedem o exame.
Para um dos adolescentes em conflito com a lei, essa vai ser a primeira vez que fará o Enem. O jovem conta que já desistiu dos estudos três vezes, mas agora pretende concluir o ensino médio.
No entanto, apesar de todo o incentivo da equipe de professores e da família, ainda lhe falta um pouco de otimismo. “Eu tenho vontade de fazer Direito, mas acho difícil conseguir”, revela o rapaz.
A realização das provas acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, nas próprias Unidades Socioeducativas. O exame é destinado àqueles que já concluíram o ensino médio ou aos que não terminaram essa etapa, mas pretendem obter o certificado de conclusão por meio da avaliação.
As equipes de Consórcio e de Segurança estarão presentes aos locais das provas para evitar falhas e garantir a tranquilidade do processo.