Socioeducandos são qualificados para o mercado profissional

A qualificação profissional é um forte braço no percurso formativo dos adolescentes em medidas de socioeducação. Desta forma, o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), oferece cursos profissionalizantes em todas as unidades de internação, bem como de semiliberdade.

Ao longo desta semana, 38 adolescentes concluíram o curso de frentista e 20 concluíram o curso de cabeleireiro. Na manhã desta sexta-feira, 20, os novos cabeleireiros receberam o certificado fornecido pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) no Centro Socioeducativo Acre. Eles tiveram aulas teóricas e práticas, perfazendo um total de 40 horas.

Na cerimônia de certificação, os adolescentes demonstraram os valores aprendidos dentro do Centro Socioeducativo Foto: ISE/AC

O presidente do ISE, Rogério Silva, destacou que o ano de 2019 tem sido um dos anos mais produtivos da instituição. “É o ano de maior resultado com relação à questão profissional dos nossos adolescentes”, afirmou. Ele também ressaltou o fato de que nenhuma ocorrência de natureza gravíssima foi registrada, o que não acontecia nos últimos cinco anos.

Rogério Silva frisou a participação dos familiares durante a certificação dos adolescentes. Para o presidente, esta é a demonstração das orientações repassadas dentro dos centros, pois nos momentos de dificuldade, são eles que se fazem presentes com o apoio necessário.

Para o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, o conhecimento gera novas oportunidades e novos olhares. “O Governo do Estado, por meio desta parceria entre Ieptec e ISE, aposta na oferta de educação profissional como um instrumento poderoso para dar uma nova perspectiva a reinserção desses jovens na sociedade. A educação muda a vida das pessoas”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter