Site do governo do Estado está com novo endereço e layout

Mais dinâmico e mais seguro, o site do governo do estado está com novo layout. Utilizando um software livre que facilita a publicação das informações, o novo formato possui maior capacidade e facilidade de acesso aos visitantes.

A mudança foi pensada e projetada por uma equipe de profissionais da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), a qual desenvolveu a nova plataforma do portal do Governo a partir de um software livre.

O novo modelo permite maior praticidade, segurança e integração com outros canais de comunicação do governo que estão na mesma plataforma, um exemplo disso é a agência de Notícias que terá suas informações automatizadas, tornando um novo canal de acesso às informações em tempo real.

“Com esse novo portal nós buscamos a facilidade de acesso tanto de servidores públicos quanto aos visitantes do site do governo, vem com informações, com todos os acessos dos serviços que o antigo endereço disponibiliza dentro desse novo formato com o novo endereço, ou seja as informações estão sendo migradas ao novo endereço”, ressaltou a gestora da Sect, Renata Souza.

Para acessar o portal o novo endereço é www.acre.gov.br, neste também conterá todas as informações armazenadas no www.ac.gov.br, o qual será substituído gradativamente sem prejuízo do conteúdo.

Dentre as vantagens do novo formato está a programação que permite a interação com outras aplicações por meio de API’s que facilitem as atualizações de informações básicas no portal, a exemplo de calendários de pagamentos e feriados, atualização do gestor da pasta de uma determinada secretaria, telefones que sejam disponibilizados para atendimento público, dentre outros.

O layout foi pensado e desenvolvido de modo semelhante ao portal do governo federal, com a proposta de manter uma padronização na ferramenta visando maior capacidade e praticidade de acesso.

Desempenho da nova plataforma

A plataforma do software livre é amplamente usada para sites no mundo inteiro e é uma das plataformas que mais cresce, possui uma comunidade aberta de desenvolvedores e disponibiliza suas atualizações gratuitamente. Com isso, será possível melhorar o desempenho do acesso aos sites do governo e tornando a interface do portal mais amigável.

Maicon Vasconcelos, analista de sistemas da Sect e um dos responsáveis pelo projeto, reitera que a ideia de criação da página visa oferecer um trabalho institucional com qualidade, tanto no conteúdo quanto na apresentação.

“A proposta surgiu da necessidade que tínhamos de melhorar o desempenho de acesso ao portal principal, não deixar os visitantes e os próprios servidores públicos na mão em momentos como a liberação do contracheque, pensamos nos usuários que fazem as publicações de conteúdo, queríamos uma ferramenta que fosse robusta e que tivéssemos facilidade em publicar os conteúdos das secretarias. Com esse pensamento chegamos na plataforma do WordPress e na forma como o novo portal foi estruturado”, ressaltou o analista de sistemas da Sect, Maicon Vasconcelos.

A mudança foi pensada e trabalhada para gerar mais segurança e desempenho durante o acesso da página. Levando em consideração a evolução da tecnologia tornou-se necessário acompanhar as novas tendências tecnológicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter