Sine atua no combate ao desemprego

Há dois locais de atendimento do Sine em Rio Branco: a OCA e no Bosque (Foto: Arquivo Secom)
Há dois locais de atendimento do Sine em Rio Branco: a OCA e no Bosque (Foto: Arquivo Secom)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem o objetivo de reinserir o trabalhador no mercado de trabalho. Atualmente, a rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é constituída de 1.600 postos espalhados por todo o país. A atuação em intermediar, desempenhada pela instituição, é a ferramenta decisiva para vencer o desemprego, pois facilita o encontro do profissional com a vaga.

Bons resultados são alcançados, pois as equipes realizam seleção dos perfis para atendimento das demandas empresariais. O cruzamento da necessidade de preenchimento de um posto de trabalho com a de um trabalhador que busca por uma colocação no mercado de trabalho é diário.

A coordenadora do Sine/AC, Micaelly Furtado, explica que para cada vaga disponível são encaminhados cinco perfis cadastrados para entrevista. “Há vagas para todos os níveis de escolaridade, por isso aqui é o local de apoio para todos que precisam de emprego”, ressalta.

O diálogo continua até o fim da seleção, pois caso os primeiros cinco selecionados não atendam satisfatoriamente, outros são enviados. Esse relacionamento é um cuidado para que o trabalhador encontre oportunidade, mas também visa garantir aos empregadores o atendimento das exigências.

“Temos mais de cem vagas. Há oportunidade para quem quer ser caseiro, mas também tem empresa que já aguarda há mais de mês por um profissional que tenha qualificação em logística, por exemplo. Fazemos o que está ao nosso alcance para que a oferta de emprego tenha seu destino e todos saiam satisfeitos”, diz a psicóloga do Sine/AC, Dacíula Verçosa.