Simulação de desastres da Defesa Civil mobiliza mais de 300 militares e moradores do Dom Giocondo

O simulado mobilizou mais de 500 pessoas de 30 instituições do Estado (Foto: Angela Peres/Secom)

O simulado mobilizou mais de 500 pessoas de 30 instituições do Estado (Foto: Angela Peres/Secom)

Mais de 500 pessoas, segundo dados da Coordenação de Defesa Civil Estadual foram mobilizadas para participar do simulado de preparação para desastres, coordenado pela Defesa Civil Nacional com o apoio da representação municipal e estadual do órgão, neste sábado, 31, no bairro Dom Giocondo.

Localizado na área central da cidade, o bairro sofre todos os anos com desbarrancamentos e erosões em virtude da cheia do Rio Acre. O objetivo do treinamento é orientar a comunidade sobre as medidas que devem ser tomadas quando forem percebidos indícios de desastres.

A assessora técnica do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Major Cristiane Antunes, comenta como se deu a preparação para realizar o simulado no acre.

“É um plano de treinamento que a gente tem na Secretaria Nacional, e só acontece em parceria com Estados e municípios, onde é feito a simulação dos desastres de maior recorrência em cada região do país. Em Rio Branco, o desastre se dá de forma gradual em virtude da alagação. Foram realizadas reuniões com os participantes, para que o simulado fosse possível com segurança para todos”, pontuou Major Cristiane Antunes.

Para a realização do simulado, o major Gondim, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, explica que carros do Samu, viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além do helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram utilizados para dar maior realismo a resposta, que deve ser dada à população em caso de sinistro.

“O objetivo de todo esse esforço, é para que possamos medir a potencialidade do Estado e do município, para ação em uma ocorrência dessa natureza”, destacou Major Gondim.

Durante o treinamento foi simulado um resgate com vítima em estado grave, e evacuação da área, sob orientação dos bombeiros, com os moradores. O major George da Defesa Civil Municipal, destaca que, orientações de como proceder durante ação, foram dadas aos moradores, nos encontros de preparação para o simulado.

“Esse evento foi trabalhado ao longo deste mês de agosto, com oficinas de capacitação para gestores municipais e estaduais de Defesa Civil, e orientação à comunidade. Hoje vamos integrar a comunidade para sentir os riscos, de quem mora em uma área onde pode ocorrer um desastre natural, e também integrar os órgãos que fazem atividades de resposta dessas ocorrências”, explicou Major George da Defesa Civil Municipal.

Os moradores do Bairro Dom Gioncondo tiveram acesso a serviços sociais, atendimentos de saúde, programação cultural, e a revisão dos cadastros para os programas habitacionais do Estado (Foto: Angela Peres/Secom)

Os moradores do Bairro Dom Gioncondo tiveram acesso a serviços sociais, atendimentos de saúde, programação cultural, e a revisão dos cadastros para os programas habitacionais do Estado (Foto: Angela Peres/Secom)

A simulação envolveu colaboradores de 30 instituições que além do simulado, também participaram do atendimento, que oferecia aos moradores do bairro Dom Giocondo, além do acesso a serviços sociais, atendimentos de saúde, programação cultural, e a revisão dos cadastros para os programas habitacionais do Estado.

Todos os moradores da área de desbarrancamento, próximo ao Instituto São José, participaram da simulado. O presidente da associação dos moradores do bairro Dom Giocondo, Antônio Carlos França, fala sobre a satisfação dos moradores em receber esta atenção.

“Esse simulado foi muito proveitoso para nós moradores, dessa área onde sempre acontecem deslizamentos, com todo esse aparato, envolvendo a população para mostrar como nós temos que agir, se acontecesse um desastre natural aqui no nosso bairro”, concluiu Antônio Carlos França.

Galeria de imagens 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter