Silo graneleiro beneficia produtores da BR-317

O silo graneleiro ajuda a melhorar a renda das famílias (Foto: Angela Peres/Secom)
O silo graneleiro ajuda a melhorar a renda das famílias (Foto: Angela Peres/Secom)

A produção de grãos teve um avanço significativo nos últimos anos, com o incentivo do governo do Estado. No Acre, seis silos graneleiros foram implantados para a secagem e estocagem de produtos agrícolas e têm influenciado positivamente na vida das comunidades rurais. É o caso do silo administrado pela Cooperopção, situada no Km 17, da BR-317, que beneficia 53 famílias da região.

Em fevereiro de 2013, o governo entregou o silo à cooperativa por dois anos para, ao término do prazo, conceder a cessão total aos produtores. Toda a movimentação financeira na silagem fica nas mãos dos beneficiados pelo armazém, que, por sua vez, tem estrutura suficiente para garantir a renda da família.

O secador tem capacidade de processar até 800 sacos de grãos em seis horas (Foto: Angela Peres/Secom)
O secador tem capacidade de processar até 800 sacos de grãos em seis horas (Foto: Angela Peres/Secom)

Um secador processa, em média, 800 sacos de grãos em seis horas, e a demanda já prevê a necessidade da aquisição de um novo equipamento. De acordo com o presidente da Cooperopção, João Pinheiro, foram produzidos 120 mil sacos de grãos em três anos. “Nosso silo aqui produziu mais milho que os outros cinco silos juntos”, frisou.

Todas as entregas para armazenamento são notificadas e acompanhadas pelo setor administrativo, com o objetivo de facilitar o controle do repasse da quantidade de milho seco que cada produtor deverá receber no silo. As notas são emitidas no ato da pesagem dos grãos descarregados no local. Todos os empreendimentos têm capacidade de armazenamento de mais de duas mil toneladas de grãos.

“Os investimentos na ampliação e construção de silos e estocagem dão para os produtores o estímulo de ter um local adequado para a produção”, afirma o presidente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter