Sibá Machado toma posse como novo secretário de Indústria e Comércio

Tião Viana deu posse ao deputado federal Sibá Machado como secretário de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana deu posse ao deputado federal Sibá Machado como secretário de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em solenidade bastante prestigiada no Palácio Rio Branco na manhã desta segunda-feira, 15, o governador Tião Viana empossou o deputado federal Sibá Machado como novo secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). A pasta era até então gerida por Fernando Lima, que continuará a colaborar com o governo do Estado.

Durante a posse, Tião Viana valorizou o caráter e compromisso profissional de Sibá Machado, principalmente com o apoio à educação e à ciência. Ele ressaltou que o Acre vive um novo momento, com geração de emprego, inauguração de novas indústrias e o processo de consolidação das cadeiras produtivas.

“É um processo de fortalecimento para o setor da indústria e o comércio a união entre atividade produtiva e industrialização, caminho que o Acre está adotando. Estamos industrializando proteína animal e proteína vegetal, e vamos pegar na mão de todos que estão contribuindo pela economia, desde o mais simples camponês ao maior fazendeiro, madeireiro e industrial”, disse o governador.

Sibá Machado aproveitou para falar das transformações que o Acre sofreu na última década, potencializando suas riquezas e dinamizando a economia. O novo secretário possui formação em Geografia e mestrado em Desenvolvimento Regional, com especialização na área de mediação de conflitos. Possui experiências em sindicalismo e cooperativismo e já foi secretário de Produção do governo.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Espero colaborar com o desenvolvimento do Acre”, diz Machado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Considerando os últimos dez anos, tivemos grandes investimentos principalmente no setor de serviços e na saúde. O Tião Viana, em seu segundo mandato, tem mudado a base da economia do Estado, juntando alta tecnologia com sustentabilidade. E nesse momento venho somar, trazendo um pouco da minha experiência com o parlamento. É um desafio. Espero colaborar com o desenvolvimento do Acre”, conta Machado.

No lugar do deputado em Brasília, assume agora Moisés Diniz, que até então atuava como secretário adjunto de Educação. “Aprendi na Assembleia que a melhor maneira de desenvolver um lugar é dialogando com todos. Estou indo para Brasília a fim de trazer bons resultados de desenvolvimento no campo da sustentabilidade para o nosso povo”, declarou.

A posse de Sibá Machado ainda foi prestigiada por representantes da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Agricultura do Acre, Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.