educação

Sexta edição da Mostra Viver Ciência ocorrerá via internet

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) reinventou suas aulas e ações por meio da internet, TV e rádio. Não poderia ser diferente com um dos eventos mais aguardados pelas escolas de todo o estado, a 6ª edição da Mostra Viver Ciência 2020, que este ano será totalmente virtual.

O lançamento oficial ocorreu na tarde desta segunda-feira, 10, em uma live por meio do perfil @educacaodoacre no Instagram e contou com a participação do secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz, a chefe do Departamento de Inovação, Raquele Nasserala, e o coordenador da mostra, Aires Pergentino. Além de explicarem como será a versão online, enfatizaram a importância da participação e empenho das escolas.

A edição deste ano será totalmente virtual Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Vai ser uma oportunidade de os estudantes colocarem em prática aquilo que eles aprenderam, mesmo agora, nesse momento delicado que nós estamos vivendo”, pontuou o secretário de Educação, Mauro Cruz.

O tema deste ano é “Inteligência Artificial: Preservação e Desenvolvimento da Amazônia” e, assim como nas edições anteriores, a equipe organizadora decidiu realizar o evento dentro da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A mostra será do dia 28 de setembro até 30 de outubro. As inscrições já estão abertas e se estenderão até o dia 11 de setembro pelo site www.mostraviverciencia.com.

A chefe do Departamento de Inovação, Raquele Nasserala, diz que a Viver Ciência 2020 será inovadora e um grande desafio, já que a edição será virtual. “É diferente, desafiador, mas extremamente importante, principalmente nesse momento de distanciamento social em que os alunos estão ansiosos em casa, apenas interagindo por meio da internet. É uma proposta educativa, que trabalha o conhecimento e o ensino, mas também serão atividades muito interessantes”, diz.

Outra novidade são as competições. O coordenador da mostra, Aires Pergentino, comenta que nas versões anteriores as escolas apenas participavam para apresentar seus trabalhos, mas agora é preciso movimentar esta versão online. “As competições e os prêmios são uma maneira de instigar os alunos a participarem. O intuito não é criar rivalidade entre as escolas, mas sim realizar uma competição sadia”, afirma.

Confira o regulamento e mais informações no site www.mostraviverciencia.com ou no Instagram @vivercienciavirtual.