Setul acompanha formandos do Curso de Guia de Turismo pelo Vale do Acre

Conhecer os potenciais turísticos do Acre faz parte das aulas práticas do curso técnico de Guia de Turismo, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) no Acre. Por isso, alunos de Cruzeiro do Sul recentemente estiveram em visita a Rio Branco e seguiram até Assis Brasil, acompanhados por uma equipe da Setul para conhecer as rotas turísticas.

Um dos locais visitados em Rio Branco foi a Biblioteca da Floresta (Foto:  Cedida)
Um dos locais visitados em Rio Branco foi a Biblioteca da Floresta (Foto: Cedida)

A turma, composta por 16 alunos, é a primeira a concluir o curso em Cruzeiro nos próximos dias. Para que conhecessem as cidades que compõem o Vale do Acre, foi solicitado à Setul, por meio do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora), o apoio técnico durante a viagem.

De acordo com a turismóloga da Setul Irleide Portela, em Rio Branco foram visitados os atrativos culturais e naturais, como a Gameleira, a Biblioteca da Floresta, as praças da cidade e o Sítio Histórico Quixadá, entre outros. O guia de turismo Oziel Barbosa também acompanhou as visitas.

“Esse trabalho de qualificação oferecido pelo Pronatec e potencializado pelo IDM é de extrema importância, por possibilitar aos educandos o conhecimento das rotas do Estado. Em uma viagem só, eles conheceram as rotas Caminhos da Revolução, Caminhos de Chico Mendes e Caminhos do Pacífico”, destacou Irleide.

Ainda segundo a turismóloga, essa parceria deve ser estendida para outras turmas dos cursos, uma vez que é essencial que os alunos conheçam o Estado para auxiliar turistas.