Sesp e PM são condecoradas pela polícia boliviana

Solenidade ocorreu na Escuela Básica Policial, em Cobija (Foto: Assessoria Sesp)
Solenidade ocorreu na Escuela Básica Policial, em Cobija (Foto: Assessoria Sesp)

A criminalidade não enxerga fronteiras, apenas oportunidades. E por isso é fundamental que cidades fronteiriças trabalhem a segurança pública de forma integrada. Foi essa integração que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, buscou articular ao longo da atual gestão. E esse trabalho, que já gerou frutos, também foi reconhecido pelo governo boliviano.

Nesta semana, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, e o comandante da Polícia Militar, coronel José Anastácio, foram homenageados com a condecoração “Emblema de Oro”, da Escuela Básica Policial, do Departamento de Pando. Além do certificado, as autoridades acreanas receberam uma medalha de ouro.  A condecoração também foi entregue a outras autoridades bolivianas. A solenidade se deu em Cobija, na Escuela Básica Policial.

Na ocasião, oficiais bolivianos também foram homenageados pelo Acre (Foto: Assessoria Sesp)
Na ocasião, oficiais bolivianos também foram homenageados pelo Acre (Foto: Assessoria Sesp)

“A violência não tem fronteiras, e esse trabalho em conjunto é fundamental para oferecermos mais segurança à sociedade, seja de um país ou de outro. Essa integração tem gerado bons frutos, e ela não acontece apenas em operações, mas também em treinamentos. Já tivemos policiais bolivianos fazendo cursos no Acre e instrutores acreanos ministrando aulas na Bolívia”, disse o coronel Anastácio.

Na ocasião, o Acre também homenageou autoridades da área de segurança, como Juan Vladimir Céspedes, comandante da Força Especial de Luta contra o Crime (FELCC), Elvin Duran Paz, sub-diretor da Espobol, e Franz Escobar Rojas, da Escuela Bautista Basico Policial Pando/Bolívia.

“É o segundo emblema de ouro que recebemos da polícia boliviana – o primeiro foi ofertado pelo Comando da Polícia. Temos desenvolvido um trabalho em parceria que envolve ações conjuntas, capacitações e outras estratégias que têm gerado bons resultados para ambos os lados”, disse o secretário de Segurança.