Sesacre promove oficina para discutir tema álcool e outras drogas

No período de 18 a 22 de março, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceira com o Ministério da Saúde, realizam uma oficina de alinhamento para trabalho em rede sobre álcool e outras drogas.

O objetivo é discutir os processos de trabalho de cada um dos pontos de atenção, bem como o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. A oficina será realizada no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça – próximo à Escola Maria Moreira da Rocha – das 8 às 12h e das 14 às 18h. Na sexta-feira, 22, estarão presentes no evento os representantes de todas as instituições que compõem a Rede de Atenção Psicossocial.

A ação tem como público-alvo os profissionais e gestores que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (Caps ad), no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Consultório na Rua e na Atenção Primária (de Rio Branco), além de representantes das comunidades terapêuticas vinculadas à Central de Articulação das Entidades da Área da Saúde (Cades) e os profissionais da rede de assistência social, Poder Judiciário e segurança pública.

De acordo com a gerente da Divisão Estadual de Saúde Mental, Ana Cristina Sales, a Rede de Atenção Psicossocial tem como finalidade a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“No Acre, o governo do Estado vem organizando a rede de atenção psicossocial para garantir o atendimento integral às pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias. Para tanto, processos de educação permanente dos trabalhadores estão sendo desenvolvidos para qualificação deste atendimento”, informa Ana Cristina.