Sesacre e Semsa realizam o II Mamaço de Aleitamento Materno

"Amamentar hoje é pensar no futuro”, esse é o tema do II mamaço de aleitamento materno que irá abrir a semana mundial de amamentação (Foto: Marcelo Torres)
"Amamentar hoje é pensar no futuro”, esse é o tema do II mamaço de aleitamento materno que irá abrir a semana mundial de amamentação (Foto: Marcelo Torres)

“Amamentar hoje é pensar no futuro”. Este é o tema do II Mamaço de Aleitamento Materno que irá abrir a Semana Mundial de Amamentação (Foto: Marcelo Torres)

“Amamentar hoje é pensar no futuro.” Este é o tema do II Mamaço de Aleitamento Materno que irá abrir a Semana Mundial de Amamentação. O evento acontece nesta quarta-feira, 1, às 16 horas, na Praça do Mercado Velho.

“Essa ação é fruto do trabalho das secretarias estadual e municipal de Saúde e visa incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo focado na proteção e desenvolvimento da criança”, enfatiza a assessora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), Maria Gerlívia Angelim.

O mamaço é um evento que reúne várias mães em um determinado local para a realização da amamentação em conjunto. Na oportunidade, os profissionais de saúde irão falar da importância desse ato, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Maria Gerlívia diz ainda que no ano passado o evento reuniu cerca de 50 mães. Este ano a expectativa é de o número chegar a 150, pois, além do mamaço, irão ser realizados um show musical e posteriormente palestras dos profissionais de saúde mostrando os benefícios do leite materno.

Importância do leite materno

O leite materno favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança, além de ser um alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.

Benefícios para a mamãe

O ato de amamentar cria um forte vínculo entre mãe e filho, que favorece o desenvolvimento de crianças mais tranquilas, com mais autoestima e mais adaptadas socialmente.

Para a mãe, amamentar ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, evita que a ela sofra de anemia. Amamentar protege contra o câncer de mama e de ovário.

A amamentação dá às mães a sensação de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome de 500 a 700 calorias por dia.