propostas

Sesacre e Iapen discutem melhorias e parcerias na saúde prisional

Moisés Viana durante reunião que contou com representantes da divisão das populações prioritárias e Iapen (Foto: Álefe Souza)

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Moisés Viana, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 21, com gestores da divisão de Saúde das Populações Prioritárias da Sesacre e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) para tratar de assuntos relacionados à saúde no sistema prisional.

“A intenção é estabelecer métodos para intensificar a promoção à saúde dentro do complexo penitenciário no estado, por meio de parcerias com universidades, por exemplo, além de fortalecer o diagnóstico e tratamento de doenças dentro dos presídios”, disse Viana.

A população penitenciária no Acre é incluída no Sistema Único de Saúde por meio do Plano Operativo Estadual, que assegura o direito à cidadania do preso dentro da perspectiva dos direitos humanos.

“A parceria com a saúde é fundamental para levar atendimento aos mais de 3 mil integrantes da população carcerária estadual. Estamos tratando hoje da adequação de uma estrutura específica com laboratório e centro diagnóstico dentro das unidades prisionais, para que o acesso aos serviços de saúde seja garantido a esse público”, disse a gerente de Reintegração Social do Iapen, Madalena Ferreira.