Servidores públicos participam de palestra sobre violência contra a mulher

Segurança Pública realizou uma roda de conversa com servidores de três secretarias (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Segurança Pública realizou uma roda de conversa com servidores de três secretarias (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

Dando continuidade à programação do Mês da Mulher, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Para Mulheres, realizou na manhã desta terça-feira, 22, uma rodada de conversas com servidores de várias secretarias, para tratar de temas alusivos aos direitos e à violência contra as mulheres.

Servidores da Sesp, Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), polícias Civil e Militar, além da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), participaram de um debate sobre temas que envolvem a violência doméstica, aplicação da Lei Maria da Penha e o funcionamento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

“Estamos dialogando sobre temas importantes com relação à violência contra a mulher, pois cabe à Segurança Pública trazer esse tema, que é vivenciado diariamente por várias brasileiras. A violência praticada contra a mulher não ocorre somente de forma física, mas, principalmente, psicológica”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

Segundo a representante do Conselho Estadual de Políticas para Mulheres, Rosimeyre Fonseca, as reuniões visam divulgar, o máximo possível, o que é a Lei Maria da Penha, tirando dúvida e esclarecendo, de forma a incentivar aquela mulher que esteja passando por uma violência a denunciar.

A servidora pública Eugênia Marinho participou da roda de conversa e destacou a importância de discutir o tema com colegas de trabalho. “Por mais que não aconteça com a gente, sempre nos deparamos com uma amiga, colega de trabalho ou familiares que sofrem algum tipo de coação, seja física ou psicológica. Com os esclarecimentos obtidos aqui, podemos auxiliar essas pessoas a enfrentar os problemas”, comentou.