Servidores do Instituto de Administração Penitenciária participam de curso para implantação de Sistema de Informações

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) oportunizou a 25 servidores uma formação continuada para o manuseio do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). A capacitação aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho no laboratório de capacitação profissional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O Sisdepen é uma ferramenta de uso gratuito fornecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que visa ao cumprimento da Lei nº 12.714, de 14 de setembro de 2012. A lei dispõe sobre o sistema de acompanhamento da execução das penas, da prisão cautelar e da medida de segurança.

Neste sentido, o presidente do Iapen, Lucas Gomes, destacou a importância da utilização da ferramenta no âmbito do sistema prisional acreano. “Tendo em vista a modernização tanto da sociedade quanto do crime organizado, os órgãos de segurança precisam atuar com ferramentas de controle informatizadas e mais eficientes. Esse é um sistema que coleta informações de forma padronizada para que o mapeamento do sistema penitenciário aconteça com maior eficácia”, disse.

Servidores participaram da formação continuada para uso do Sisdepen Foto: Arquivo/Iapen

Gomes ressaltou, ainda, que com a implantação do sistema em todos os presídios do Acre, as informações coletadas estarão à disposição dos usuários para apoio à gestão prisional. “Isso auxilia no acompanhamento do cumprimento da pena dos nossos presos, seja ela privativa de liberdade, prisão cautelar ou medida de segurança”, afirmou.

Para a servidora Maria Donizete Souza a implantação do Sisdepen auxiliará na integração entre todas as unidades penitenciárias da capital e do interior. “É uma ferramenta com a qual é possível visualizar o histórico do preso desde a execução da pena, passando pelo registro de ocorrências internas, até o processo de ressocialização por meio dos atendimentos psicossociais”, afirmou.