Servidores do Iapen arrecadam presentes para campanha natalina

Solidariedade. Este é o espírito que envolveu os servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/Acre) ao colaborar com a campanha de arrecadação de brinquedos e alimentos promovida pelo Gabinete da Primeira-Dama em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Mulheres (SEASDHM). Diante disto, foram entregues à primeira-dama, Ana Paula Cameli, nesta sexta-feira, 18, os presentes arrecadados pelo Iapen para potencializar a ação solidária.

Representantes do Iapen foram recebidos pela primeira-dama Ana Paula Cameli Foto: Neto Lucena/Secom

A Campanha Faça uma Criança Sorrir no Natal, que mobilizou todas as secretarias, órgãos e sociedade civil, visa ajudar as famílias a terem um Natal mais digno e feliz, mesmo diante de um ano marcado pela pandemia da Covid-19. O Iapen, por sua vez, conseguiu o montante por meio da promoção de um futebol solidário entre os servidores.

Comprometimento com o próximo

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, agradeceu o convite para colaborar e parabenizou os esforços advindos da primeira-dama e do governador Gladson Cameli para ajudar as famílias acreanas. Além disso, ressaltou que ações como estas inspiram as pessoas a serem solidárias com o próximo. “Esse é o sentimento que a senhora e o governador nos transmitem: de comprometimento”, pontuou.

A primeira-dama Ana Paula Cameli enfatizou que a Covid-19 fez com que muitas situações familiares ficassem ainda mais fragilizadas. Ela comentou ainda que ficou muito feliz em ver o envolvimento das pessoas em ajudar e colaborar.

“Vocês imaginam ainda todos nós passando por esta pandemia, neste ano em que está tudo cada vez mais difícil […] crianças que já não tinham condições de receber um brinquedo e que, com a pandemia, o número aumenta ainda mais. Foi pensando nisso que nós resolvemos fazer essa campanha de Natal com união, fé, esperança e amor”, disse.

Contribuição

Presentes serão entregues a famílias em vulnerabilidade social Foto: Neto Lucena/Secom

A chefe do Departamento de Reintegração Social do Iapen, Liliane Moura, falou que foi uma honra poder contribuir em um momento tão frágil para muitas famílias. Ela disse também que é uma oportunidade de poder expandir as ações do departamento. “Costumamos falar que o departamento é o coração do Iapen, pois buscamos reforçar a garantia de direitos de forma sensível e humanizada na execução de nossas ações”, salientou.

Liliane também esclareceu que o Iapen está mobilizado em ajudar familiares carentes de reclusos na próxima semana. “Além dessa campanha, estamos fazendo outra para beneficiar as famílias das pessoas privadas de liberdade, como forma de minimizar a ausência desses pais e mães. Esperamos beneficiar pelo menos 100 crianças com a entrega de brinquedos, roupas e alimentos”, destacou.

O representante dos policiais penais, Hilquias Almeida, parabenizou à primeira-dama e reforçou que a polícia penal sempre estará à disposição para participar e abraçar estas ações. Falou também que “quando se alcança essas crianças com um brinquedo, certamente é uma coisa que não sairá da memória delas”, disse.

As doações dos presentes recebidos pelo Gabinete serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social e entregues pelo próprio Gabinete em parceria com a SEASDHM, com logísticas a serem estabelecidas pela assessoria da primeira-dama e da secretaria, respeitando as normas de higiene e distanciamento social.

*Por Renato Menezes

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter