Atendimento humanizado

Servidores da UPA da Sobral participam de palestra sobre humanização

Servidores da UPA da Sobral participam de palestra do programa “ArteCura” (Foto: Cedida)

A Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA) realizou na segunda-feira, 15, a oficina Presença, Amor e Gratidão. O objetivo do evento, que faz parte do programa ArteCura, desenvolvido pela SGA na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, localizada na região da Baixada do Sol, é fazer com que os servidores tenham condições de proporcionar um atendimento mais humanizado.

É o que enfatiza a diretora de humanização da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa Elineide Meireles. “A palestra é uma vivência que convida os servidores a refletirem um pouco mais sobre sua vida, trabalho e atendimento.”

A atividade foi aplicada por Francis Mary Alves, a Bruxinha, ex-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), que utilizou uma metodologia que incentiva o autoconhecimento entre os servidores públicos.

Mary explica que esse processo de autoconhecimento é importante, pois, quando sabemos quem somos, saberemos para onde ir e como lidar com diversas situações, seja na vida pessoal ou profissional. “É um momento que permite que os servidores públicos se conectem com a parte humana de cada um.”

A gestora da UPA da Sobral Ana Carla Clementino, fala sobre a importância do programa ArteCura. “Essa experiência tem sido gratificante, porque trabalha com a subjetividade, os sentidos, sentimentos e valores intrínsecos ao ser humano, de maneira a sensibilizar e trazer momentos de descontração na hora da dor, do cuidado, do tratamento, que muitas vezes é desconfortante ao paciente.”