atualização

Servidores da Secretaria de Produção participam de capacitação para pecuária mais eficiente

O solo precisa de nutrientes, e os produtores têm de saber quais são os mais necessários para a recuperação, manutenção e intensificação da produção no setor agropecuário do Acre. Motivados por isso, os servidores da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) participaram do curso de capacitação nesta sexta-feira, 6, que abordou os tópicos sobre formação e recuperação de pastagens. O treinamento continuará até o dia 3 de junho, durante o período da manhã, e somente nas sextas-feiras.

Servidores da Sepa participam do curso de Pecuária mais eficiente. Foto: Neto Lucena/Secom

O curso de pecuária mais eficiente foi ofertado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que disponibilizou o local.

 

“Esse treinamento é uma maneira de auxiliar os produtores que chegam interessados em resolver as demandas acerca da utilização de adubos; sejam eles vindos do nitrogênio, fósforo ou potássio. Além disso, esse é um meio de investir racionalmente, tendo uma visão ampla de custo e benefício”, comentou o zootecnisita da Sepa, Jalceyr Pessoa.

Participante do treinamento, zootecnista. Foto: Neto Lucena/Secom

Na capacitação, destacou-se a relevância dos nutrientes e suas funções na recuperação de pastagens e manutenção de produtividade, os quais foram destacados o fósforo e o nitrogênio, sendo apresentadas sob a perspectiva analógica de Joaquim Werner que compara a pastagem como um carro, e mostra o nutriente fósforo como a bateria, terminando a analogia com o nitrogênio como combustível. A analogia recomenda como o produtor poderia desenvolver os sistemas produtivos para manter um sistema equilibrado entre solo-planta-animal.

Essa capacitação pretende atualizar os servidores da Sepa acerca das novidades na área da pecuária. Foto: Neto Lucena/Secom

“Essa capacitação pretende atualizar os servidores da Sepa, acerca das novidades na área da pecuária, de modo que, o doutor Maurício de Andrade trouxe pesquisas relevantes, que irão ajudar o corpo técnico a orientar o produtor rural, estabelecendo assim uma troca de saberes para melhorar na produção”, enfatizou a engenheira agrônoma do setor agropecuário da pasta, Soraya Lima.

No curso há um destaque para a área de pastagens com o ministrante Mauricío Andrade. Foto: Neto Lucena/Secom

“O objetivo desse treinamento é fazer uma atualização dos técnicos da Sepa em relação à pecuária de corte no Acre. Então, no curso há um destaque para a área de pastagens, pois o sucesso da atividade agropecuária depende de como o produtor vai formar e manter as pastagens produtivas, bem como enfatizar o entendimento sobre as correções de solos, estratégias de melhoramento genético, entre outros. Assim, vamos apresentar alternativas para orientar os produtores do Acre”, disse o ministrante e doutor, Carlos Maurício Andrade.