Servidores da Saúde participam de treinamento para regular demanda reprimida de atendimentos especializados

Buscando prover o acesso ágil, justo, integral e qualificado aos serviços de saúde ofertados à população acreana, uma equipe de gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está percorrendo cada município do interior, levando um treinamento especializado às unidades, proporcionando-lhes autonomia no cadastro de pacientes que necessitem passar por especialidades médicas.

Os municípios alcançados nesta semana foram Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá. Foto: Marcos Santos

Com essa autonomia, cada município deixará de depender das centrais de regulação localizadas entre as regionais e estará apto a efetuar a inserção dos pacientes no sistema, realizando agendamento e encaminhamentos às consultas especializadas.

“Queremos dar mais comodidade aos pacientes que antes precisavam se locomover às centrais pra agendar uma consulta. Com a implantação do sistema e treinamento dos servidores, cada unidade terá sua autonomia para os agendamentos, melhorando o acesso e evitando o deslocamento desnecessário dos usuários”, explicou Larissa Guimarães, coordenadora do Núcleo de Regulação Ambulatorial da Sesacre.

Larissa explicou sobre os beneficios da inserção do sistema e capacitação dos profissionais de saúde. Foto: Marcos Santos

A iniciativa também traz como objetivo fazer um mapeamento das cidades e descobrir o que de fato existe de demanda reprimida quanto ao atendimento de pacientes que precisam de encaminhamento para atendimento em especialidades médicas. Com os dados em mãos, a pasta poderá construir e facilitar o fluxo de assistência, ter controle do processamento de informações e organizar a oferta das vagas, conforme a necessidade de cada município.

“Atualmente, não temos ideia de como está a demanda reprimida desses atendimentos, pelo fato de alguns municípios não utilizarem o sistema de regulação. Com a inserção do sistema teremos essa noção e poderemos nos organizar melhor. Iniciamos essa ação em outubro do ano passado e agora estamos tentando avançar levando treinamento aos municípios da região do Juruá”, finalizou Relben Ferreira, assessor do complexo regulador da Sesacre.

Ralben Ferreira é assessor do complexo regulador da Sesacre. Foto: Marcos Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter