Servidores da Educação de Cruzeiro do Sul atuam junto aos desabrigados pela enchente do Rio Juruá e seus igarapés

Os servidores do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) de Cruzeiro do Sul têm atuado de forma intensiva para ajudar as famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e seus igarapés. O apoio se dá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social do Estado.

“Este momento é de união, de juntar forças e amenizar o sofrimento das famílias atingidas pela enchente”, disse a coordenadora do núcleo, Ruth Bernardino.

O trabalho humanitário se iniciou com o apoio à campanha Juruá Solidário, criado pela primeira-dama da cidade, Lourdes Lima, que tornou o Núcleo da Educação um dos pontos de arrecadação das doações.

O apoio se dá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social. Foto: Cedida

Os servidores também se envolveram na ação e passaram a visitar as escolas estaduais que servem de abrigo, verificando as principais necessidades das famílias atingidas.

A equipe de Ensino se dividiu e montou grupos para arrecadar diversos produtos necessários neste momento. Entre eles, estão roupas e sapatos (adultos e infantis), fraldas descartáveis, alimentos, água potável, colchões, kit de higiene pessoal, material de limpeza, mais de 80 kits com cadernos, giz de cera, lápis de cor e de pintura, para a realização de atividades com as crianças. Além disso, há uma intensa mobilização entre amigos e grupos para doação de ração para os animais desabrigados.

“É extremamente gratificante a experiência de poder ajudar o próximo em um momento tão difícil. Com fé e empenho em ações como essas, dias melhores virão”, disse José Adriano Silva, coordenador da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo.

A ação solidária também se faz presente pelos servidores com apoio, acompanhamento e entrega de mantimentos às famílias que permaneceram em suas casas. Foto: Cedida

Mas o trabalho da Educação continua e tem sido árduo neste período de pandemia e enchentes que afetam o estado e municípios. O planejamento e a realização de formações, por meio de lives, e o apoio às equipes gestora das escolas têm sido constantes, tanto para finalizar o ano letivo de 2020, como para iniciar o de 2021. E também há o atendimento pedagógico às famílias abrigadas nas escolas.

“Temos uma equipe muito aguerrida e  solidária, que compõe as diversas modalidades e setores internos e externos do núcleo da SEE. Juntos, vamos superar este momento difícil para todos nós”, destacou Rocinete Santos, coordenadora de Ensino do Núcleo.

A equipe de Ensino se dividiu e montou grupos para arrecadar diversos produtos necessários neste momento. Foto: Cedida

A ação solidária também se faz presente pelos servidores, junto com a equipe da Defesa Civil e da Assistência Social, com o apoio, acompanhamento e entrega de mantimentos às famílias que permaneceram em suas casas.

O governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul atuam em conjunto para levar serviço de saúde às vítimas da enchente, além de manter as unidades de saúde em alerta máximo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *