Servidores confeccionam peças natalinas com produtos recicláveis

20161123_100143
Os servidores  participam de oficinas com materiais recicláveis há um ano (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

Foi com a intenção de transformar o lixo em luxo que os servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) tornaram-se amigos do meio ambiente. Há pelo menos um ano, todos que têm afinidade com a arte da reciclagem participam mensalmente de uma oficina com algum objeto reaproveitável.

O projeto ganhou forças com a campanha Lixo Zero – Põe a Mão na Consciência, lançada em junho deste ano pelo projeto Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Eles revolveram guardar tudo que seria descartado para transformar em arte.

20161123_094935
As peças natalinas estão à venda na Secretaria de Desenvolvimento Social (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

A oficina do mês de novembro foi voltada para a realização de peças natalinas. Foram duas semanas de muita interação entre as 20 servidoras participantes, o que resultou na confecção de mais de 60 peças temáticas.

São guirlandas feitas de garrafas pet, de jornal e tampinhas de garrafa. Arranjos de porta, enfeites de mesas e muitas outras decorações natalinas, tudo com a pegada sustentável.

Quem participou da oficina, além de ajudar o meio ambiente, teve a oportunidade de complementar a renda com a venda do artesanato.

Marlene Soares é técnica administrativa e participa das oficinas desde a primeira edição. Ela conta que já recebeu algumas encomendas. “Foi uma experiência maravilhosa. Poder contribuir com o meio ambiente e ainda ganhar dinheiro construindo essas peças lindas é gratificante”, disse a servidora.

As peças estão disponíveis para venda na Seds. “Quem tiver interesse é só ligar para o setor de Recursos Humanos da secretaria e agendar a compra com quem produziu o artesanato”, explicou Silvânia Mota, coordenadora da oficina de artesanato.

Regina Lino, secretária adjunta de Desenvolvimento Social, falou sobre a importância dessa iniciativa. “É uma ideia que surgiu do próprio governo, por meio do Acre Solidário, e hoje ganha proporções significativas. Esperamos que outras secretarias se inspirem e passem a reaproveitar o que aparentemente deveria ser descartável”, comentou.