Serviços Ambientais é tema em oficina de agentes agroflorestais indígenas

 

O Sisa e as salvaguardas ambientais foram pautas durante a oficina (Foto: Edna Medeiros/Secom)
O Sisa e as salvaguardas ambientais foram pautas durante a oficina (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Como parte do encerramento de mais uma Oficina de Formação de Agentes Agroflorestais Indígenas, a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Magaly Medeiros, ministrou uma palestra sobre o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), na tarde desta quarta-feira, 12.

As salvaguardas ambientais, mecanismos que preservam os direitos de comunidades envolvidas em projetos e atividades ambientais, também estiveram em pauta durante o encontro.

Magaly ressaltou a importância das comunidades indígenas como conservadores e provedores das florestas. “O governo do Estado considera muito importante que os próprios moradores das florestas conservem as florestas. O trabalho que eles já realizam tem um valor imenso, que contribui não somente para a subsistência deles, mas também para a redução dos efeitos das mudanças climáticas”, disse.

Lucas Kaxinawá, um dos participantes, destacou o modelo utilizado pelo seu povo, que vive às margens do Rio Jordão. Ele é agente há 13 anos. “Tiramos o nosso sustento da nossa terra, por isso nós conservamos o que temos e buscamos reaproveitar o que não está tão bom, como as áreas de taboca, por exemplo. Nós não deixamos que a natureza morra”, conta.

Mais de 30 agentes agroflorestais indígenas participam da oficina, representando 15 terras e sete povos do Acre. O encontro é realizado pela Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaiac), no Centro de Formação dos Povos da Floresta, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter