O curso de salgadeiro é mais uma alternativa profissional oferecida pelo governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr e em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), com o objetivo de certificar profissionais para iniciar seu empreendimento, atendendo demandas locais. A Igreja Presbiteriana da Floresta, em Rio Branco, acolheu a capacitação e na última quarta-feira, 9, dezesseis alunos da regional IV foram certificados.
A mediadora Rosineide Sousa afirma que foi um curso de grande proveito, porque teve uma carga horária necessária para aprender várias receitas de salgados. “Têm alunas que já estão ganhando dinheiro, vendendo em casa mesmo as receitas aprendidas aqui”, destaca. É o caso da aluna Socorro Brito. “Eu me aperfeiçoei e já estou tendo lucro, porque vendo nos fins de tarde, na minha casa mesmo, muitos pastéis e salgados típicos da nossa região, como os kibes, que eu não sabia fazer”, disse.
“Nessa turma havia mulheres e homens. Eles aprenderam a técnica de segurança alimentar e depois aulas práticas com as receitas de salgados. Esse curso foi realizado com o recurso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, e é importante salientar que durante dois anos a SEPN vai acompanhar cada pequeno negócio para garantir o sucesso do trabalho e o bom uso dos equipamentos”, afirma a técnica do Departamento de Negócios, Márcia Sousa.