SEPMulheres apresenta projeto para plenária do Territórios da Cidadania

A coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Paula Meirelles, apresentou na última terça-feira, 6, ao colegiado do Territórios da Cidadania do Vale do Juruá o projeto de “Fortalecimento da Cidadania e Organização Produtiva das Mulheres Rurais do Acre”. A plenária foi realizada no Centro de Educação Popular de Cruzeiro do Sul e contou com a participação dos representantes do colegiado do Alto Acre.

O projeto conta com o apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foto: Maria Meirelles (Assessoria SEPMulheres)
O projeto conta com o apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foto: Maria Meirelles (Assessoria SEPMulheres)

Executado pela SEPMulheres, o projeto conta com o apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e contempla as mulheres rurais de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Jordão, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Entre as ações a serem implementadas estão as qualificações dos mutirões realizados pelo MDA, que garantem às produtoras aquisição de documentos civis, trabalhistas e jurídicos. “Pretendemos, ainda, realizar o mapeamento de grupos produtivos de mulheres rurais, para que sejam formalizados, e assim possam desfrutar benefícios sociais”, explicou Meirelles.

Segundo a delegada regional do MDA, Zenilda Barbalho, de 2004 a 2013 os mutirões de documentação atenderam mais de 32 mil mulheres no interior do Estado. “Esse projeto vai caminhar em sintonia com os mutirões”, disse.

A última etapa do programa prevê cursos profissionalizantes para as mulheres rurais, com o intuito de fomentar a sua autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho, bem como a realização de feiras estaduais, para que elas exponham e comercializem os seus produtos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter