Sepa e Ifac firmam parceria para troca de conhecimentos e fortalecimento da produção rural no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), assinou nesta terça-feira, 20, um protocolo de intenções com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac), que irá proporcionar uma série de atividades práticas, constantes no plano de trabalho, realizadas no Campus da Baixada do Sol, na Rodovia Transacreana, zona rural de Rio Branco.

Sepa e Ifac firmam parceria para troca de conhecimentos e fortalecimento da produção rural no Acre. Foto: José Caminha/Secom

O campus conta com uma área de 450 hectares, sendo 50% composta por floresta.  A expectativa é que a parceria entre governo do Estado e Ifac transforme o espaço num grande laboratório a céu aberto, para estimular a troca de conhecimentos e o fortalecimento da produção rural no estado.

Com o acordo, será possível que os técnicos orientem os produtores, que poderão acessar o laboratório, ver o resultado da pesquisa e, então, implementar as políticas públicas que governo executa na produção do estado.

O titular da Sepa, Edivan Azevedo, destacou que a parceria veio em boa hora, uma vez que a pasta precisa aprimorar projetos, alguns inclusive já em execução.

Edivan Azevedo destacou que a parceria irá contribuir para aprimorar projetos em execução pela Sepa. Foto: José Caminha/Secom

“A ação beneficia os jovens filhos de produtores rurais e suas famílias, assim como estudantes do campus, com o conhecimento técnico científico transmitido pelos professores, num processo de integração, geração e troca de conhecimentos”, explicou.

Reitora Rosana Cavalcante: “Resultados positivos diretos para sociedade”. Foto: José Caminha/Secom

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, ressaltou que, tão logo o plano de trabalho seja concluído, a cooperação garantirá o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pela Sepa, com resultados positivos diretos para sociedade.

Cooperação irá proporcionar troca de conhecimento e integração entre alunos, professores, produtores e os técnicos da Sepa. Foto: José Caminha/Secom

“A Sepa tem vários projetos que precisam de profissionais e temos também o que eles precisam para aprimorá-los. Temos ainda um espaço adequado para estruturar, profissionais técnicos gabaritados, inclusive com pós-doutorado, desde a pesquisa básica até a aplicada”, destacou a reitora.

Diretor do Campus da Baixada do Ifac, Mário Fadel destaca importância da interação entre áreas de atuação. Foto: Jose Caminha/Secom

“A região da Transacreana é uma das regiões agrícolas do município de Rio Branco que tem uma base de apoio no Campus da Baixada, que será de fundamental importância para essa interação: pesquisa, extensão e ensino e prática”, ressalta o diretor do campus, Mário Fadel.

Cooperação irá estimular a troca de conhecimento e o fortalecimento da produção rural no Acre. Foto: José Caminha/Secom

“Teremos alunos, professores, produtores e técnicos da Sepa no processo de integração”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Ifac, Jefferson Viana.

Técnicos da Sepa orientarão produtores, com acesso ao laboratório do Ifac, com acompanhamento de pesquisas e implementação das ações em suas localidades. Foto: José Caminha/Secom

Participaram também, pelo Ifac, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o assessor especial Jefferson Amim, o coordenador de Relações Interinstitucionais Divarcy Silva. Pela Sepa, Suhelen Alves, chefe da Divisão de Sistemas Produtivos Sustentáveis; Rômulo Eugênio Silva, chefe de Divisão da Produção Familiar; Ellen Albuquerque Abud, chefe de Planejamento; Claúdio Malveira, chefe de Departamento de Agronegócio; e Bruna Delilo, assessora jurídica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter