Viver Ciência Itinerante 2019

Sena Madureira recebe 3ª edição do Viver Ciência Itinerante

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Inovação, leva à cidade de Sena Madureira a 3ª Mostra do Viver Ciência Itinerante 2019, com a apresentação de vários trabalhos com base cientifica, realizados pelos alunos das escolas locais, além das atividades que foram abertas ao público durante toda esta sexta-feira, 16, na Escola Dom Julio Mattioli, com a estimativa de público de mais de 9 mil pessoas.

O Viver Ciência Itinerante é uma versão menor da Mostra Viver Ciência, com uma quantidade reduzida das atividades, mas que também aborda temáticas relevantes. Entre as atividades, destacam-se os projetos de pesquisas, além das oficinas e apresentações no palco cultural, com o objetivo de expandir o conhecimento e promover práticas inovadoras.

Apresentação de práticas pedagógicas na Educação Especial Foto: Mardilson Gomes Ascom/SEE

“A Secretaria de Educação tem feito um trabalho de muita importância nos municípios do Acre trazendo essa mostra de conhecimento, onde hoje estão sendo apresentados vários trabalhos e projetos com parceiros de grande importância para o desenvolvimento da educação em nosso estado. Ao mesmo tempo, as pessoas estão aquecendo a economia local com a venda de alguns produtos nessa atividade pedagógica no município”, mencionou a professora Raquele Nasserala, chefe do Departamento de Inovação da See.

14 escolas estaduais e o Ifac participaram com exposições de trabalhos abertas aos visitantes, além das instituições como Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ICMBio, todas com exposições, prestação de serviços e esclarecimentos de muita relevância. Além da participação de todas as escolas estaduais e quase todas as escolas municipais de Sena Madureira, o evento também recebeu alunos da escola Nazira Anute de Manoel Urbano.

Durante o evento os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um show de química apresentado pelos estudantes do IFAC e puderam aprender na prática, o que eles estudam na escola com os livros e os ensinamentos dos professores.

Apresentação de experimentos químicos realizados pelos alunos do Ifac de Sena Madureira (Foto: Mardilson Gomes, Ascom/SEE)

“O evento Viver Ciência, assim como o nome já diz é viver a ciência. A ciência é tudo aquilo que nos envolve. Vindo para o evento podemos além de interagir com as outras escolas, quebrar aquele ritmo que pode ser considerado chato por ter aulas somente na sala e podemos aprender coisas novas com várias técnicas diferentes. Tivemos que estudar para organizarmos nossa apresentação e colaborarmos da melhor forma, assim, adquirimos conhecimento a mais, que dificilmente estudaríamos na sala de aula”, destacou Cauan Mendonça, aluno do 2º ano do ensino médio da escola Assis Vasconcelos.

Os alunos também se divertiram com as apresentações culturais de danças, músicas, peças de teatro, poesias, tudo preparado pelos próprios alunos. Em torno de 12 apresentações ocorreram durante a mostra.

Dentre as atividades se destacaram o planetário, museu tecnológico, jogos matemáticos, xadrez, espaço cultural, lançamento de foguete de papel, experiências pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (Eja), artesanato de papel produzido por alunos em medida sócio-educativas, dentre outras.

Artesanato de papel produzido por alunos em medidas sócio-educativas Foto: Mardilson Gomes

A mostra é um evento que já faz parte do calendário da educação desde 2015 e começou a ser realizada primeiramente em Rio Branco, e no decorrer dos anos, vem buscando se expandir para todo o estado com muitos trabalhos desenvolvidos pelas escolas no âmbito da ciência.

A professora Raquele Nasserala, destacou ainda, que Sena Madureira tem se revelado com a qualidade dos trabalhando e projetos desenvolvidos pelos alunos com o tema da Mostra Viver Ciência que é a “Bioeconomia e o Desenvolvimento e Riqueza para a Amazônia”.

Sena Madureira é a segunda cidade do interior a receber a Mostra, as próximas serão Assis Brasil, Epitaciolandia e Brasileia, sempre com o mesmo entusiasmo, envolvendo alunos e professores de todas as modalidades de ensino.

Em Rio Branco, a 5ª edição do Viver Ciência com o tema “Bioeconomia: desenvolvimento e riqueza para a Amazônia” acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro no Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac). Em Cruzeiro do Sul, a 4ª edição da Mostra ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro.